Foto ilustrativa: Embrapa 472q6a

#souagro| Segundo o monitoramento dos cultivos de verão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as lavouras se encontram em boas condições de desenvolvimento na safra 2022/2023, com exceção do Rio Grande do Sul, parte da Bahia e de Minas Gerais. Ainda de acordo com o estudo, a safra atual está evoluindo de forma similar ou acima da média nos principais estados produtores do país, o que indica um bom potencial produtivo das lavouras de soja e milho primeira safra.

Estas análises estão no Boletim de Monitoramento Agrícola, publicado pela Conab. O estudo avalia a situação agrometeorológica e o comportamento dos índices de vegetação obtidos a partir de dados de clima,  da fenologia e do sensoriamento remoto para analisar a condição do desenvolvimento das áreas cultivadas em diversas regiões produtoras.

 

 

O dado mais recente mostra que os maiores volumes de chuva na primeira quinzena de fevereiro ocorreram nas regiões Norte e parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, favorecendo o desenvolvimento das lavouras e o início da segunda safra de grãos. Por outro lado, o excesso de precipitações em algumas áreas causaram danos pontuais às lavouras e interromperam as operações de colheita da primeira safra.

Ainda de acordo com o boletim, os menores índices de chuva foram registrados em parte da região Nordeste, Sudeste e no Rio Grande do Sul. No Matopiba, o menor volume de chuvas foi suficiente para a demanda hídrica das lavouras e favoreceu o início da colheita de primeira safra. No Rio Grande do Sul, as chuvas foram irregulares. Devido às altas temperaturas, permanece a condição de restrição hídrica, principalmente para as lavouras em floração e enchimento de grãos.

O boletim é resultado da colaboração entre Conab, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), além de agentes colaboradores que disponibilizam dados pesquisados em campo. O Boletim de Monitoramento Agrícola está disponível na íntegra no site da Conab.

(Com Conab)

Débora Damasceno

Recent Posts 541

Sistema FAEP repudia visita de Lula a assentamento do MST 6g6q4m

O Sistema FAEP manifesta repúdio à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a…

maio 29, 2025

E a neve caiu pela primeira vez este ano no Brasil 4b4v6b

A neve caiu pela primeira vez no Brasil neste ano no começo desta quinta-feira. Houve…

maio 29, 2025

Parcerias na Ásia: Foco em ciência e tecnologia aplicadas ao agro 4k5j3s

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti),…

maio 29, 2025

Marco Temporal: Senado decide suspender demarcação de terra indígena 1s4973

Senadores derrubam decretos de Lula

maio 29, 2025

De volta às raízes: Produtor trabalha com terminação na suinocultura 1f4t51

Na linha Arapaçu, município de Maripá (PR), um produtor rural tem se destacado no setor…

maio 29, 2025

Governo gaúcho “bate no peito” e propõe ao Mapa aporte financeiro aos produtores 6v3v13

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou nesta semana a importância da…

maio 28, 2025

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais