AGRICULTURA 202h3b

RS avança na produção de azeites de Oliva 2d3r2e

Liliane Dias

Liliane Dias

Produção de azeite de oliva extravirgem /Foto: Thiago Cruz

# souagroO uso de novas tecnologias na produção de azeite de Oliva, tem feito com que o Rio Grande do Sul se destaque na produção nacional. Somente em uma fazenda localizada em Dom Feliciano, no Centro-Sul do estado, a produção saiu de 80 mil quilos em 2022, para 150 mil quilos na safra de 2023. E para ajudar no processo de colheita, os produtores estão investindo em novas tecnologias que auxiliam na retirada das oliveiras. Pois para garantir a qualidade do produto, o tempo entre a retirada do fruto e a extração do azeite é fundamental.

Um dos equipamentos utilizados nas fazendas é o shaker, ele auxilia na retirada das oliveiras e traz mais rapidez ao processo que antes era feito de forma manual. A colheitadeira balança as árvores e rapidamente consegue fazer a colheita.

Além do aumento da produção, o Rio Grande do Sul conta com o único grupo oficial que faz avaliação de azeites importados, o que ajuda o consumidor a não cair em fraudes e comprar produtos adulterados.

Impróprio para consumo! Casal do PR vendia azeite adulterado pela internet 453672

Polícia apreende 110 litros de azeite de oliva argentinos 2m1l5o

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, o Brasil é o segundo maior consumidor de azeite de oliva do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E por conta dessa demanda, o estado tem avançado na produção que saltou de 17 marcas em 2017, para 80 este ano.

O objetivo é manter o RS como líder nacional, respondendo por 75% da produção, sendo seguido por Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Segundo o Ministério da Agricultura, o azeite de Oliva é o segundo produto mais fraudado no mundo.

Benefícios 3d2813

O azeite de oliva é conhecido há séculos como um dos óleos mais saudáveis ​​disponíveis. Ele é extraído das azeitonas, frutas oleaginosas produzidas pela oliveira, e é amplamente utilizado na culinária mediterrânea. O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, como o ácido oleico. Estudos mostram que o consumo regular dessas gorduras está associado a um menor risco de doenças cardíacas, incluindo a redução dos níveis de colesterol LDL (o “mau” colesterol) e pressão arterial.

Autor: Liliane Dias

Liliane Dias 361661

Autor no site Sou Agro.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4