AGRICULTURA 202h3b

Autorizado estudo para construção de nova ferrovia que vai agilizar escoamento de safras 5r276j

Liliane Dias

Liliane Dias

Mostramos no Portal Sou Agro que deveria ter acontecido ontem (31) o julgamento da ação que suspendeu a construção da Ferrogrão. E apesar do julgamento não ter acontecido, o ministro Alexandre Moraes, autorizou a retomada dos estudos da Ferrogrão e deferiu o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para que em 60 dias, apresente sugestões para solução da projeto.

A construção da Ferrogrão prevê a ligação de 933,2 quilômetros entre os estados do Mato Grosso e do Pará, ligando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Porto de Miritituba, no Rio Tapajós.

A expectativa é que a Ferrogrão proporcione um aumento na capacidade logística do Brasil, reduzindo o custo de transporte de grãos e promovendo o desenvolvimento econômico da região.

Além da capacidade de escoar 58 milhões de toneladas por ano, a obra ainda deve gerar empregos diretos e indiretos e diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Se aprovada a obra deve custar cerca de R$ 21,5 bilhões.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, considerou a decisão do ministro do STF, que permitiu que análises possam tramitar no TCU, ANTT e Ministério dos Transportes, uma “vitória” para o estado.

 

Autor: Liliane Dias

Liliane Dias 361661

Autor no site Sou Agro.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4