PECUÁRIA 3a6i68

Azedou! Frente das Associações de Bovinos emite nota de repúdio contra vídeo de ator 5f123g

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Freepik

 

O setor produtivo não se calou diante de um vídeo que ganhou grande repercussão nas redes sociais desestimulando o consumo de leite. A Frente das Associações de Bovinos do Brasil divulgou uma nota de repúdio ao vídeo gravado pelo ator Márcio Garcia, que segundo a entidade, aponta informações equivocadas sobre a origem do leite.

“O material disseminado em larga escala na web falta com a verdade e induz o consumidor a acreditar que o processo de produção leiteira é um problema, quando de fato, se trata de importante meio para a produção para a segurança alimentar no mundo. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial do leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano  e com produção em 98% dos municípios brasileiros , tendo predominância em pequenas e médias propriedades, empregando cerca de 4 milhões de pessoas”, diz a nota de repúdio.

O texto segue destacando que o leite e seus derivados são alimentos de origem animal de excelente qualidade nutricional. “Segundo dados da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o leite de vaca possui 87% de água e 13% de outros componentes sólidos importantes, como cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A e B. O alimento ajuda na formação da massa óssea, crescimento e fortalecimento do sistema imunológico e dos dentes”.

A Federação também aponta o rigor aplicado em toda a cadeia produtiva. “A produção leiteira no Brasil segue uma série de exigências ligadas à sanidade, segurança alimentar e bem-estar animal, medidas desenhadas para melhorar a qualidade e competitividade do setor lácteo. Para as indústrias, a preocupação vai desde, o bem estar animal ao padrão de contagem bacteriana, ando pela contagem de células somáticas (células de defesa) e transporte”.

A nota reconhece que o produtor de leite, instituições de pesquisa e empresas sérias entendem que situações de estresse para o animal impactam diariamente no bem-estar e na produtividade. E que “por essas e outras razões, as práticas de manejo na cadeia produtiva são feitas para garantir qualidade de vida aos bovinos e ainda evitar prejuízos”.

A produção de leite é um dos pilares do agronegócio brasileiro e fonte de alimentação de fácil o para a população mundial.  “Materiais como o divulgado não refletem a realidade nas fazendas produtoras de leite no Brasil, principalmente, diante do cenário atual, em que o setor é altamente penalizado com as importações desenfreadas, diminuindo a competitividade e prejudicando a economia nacional”, finaliza a entidade.

(Com ABCZ)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4