AGRONEGÓCIO 2n4z1s

Decolou: Produção da agroindústria salta 83% em dois anos após Susaf 124ws

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Ricardo Morante

A agroindústria familiar só que cresce no Oeste do Paraná. Toledo completa dois anos de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). O município foi um dos primeiros a realizar essa adesão (12º), beneficiando principalmente as agroindústrias de caráter familiar, que produzem alimentos de origem animal, instaladas em Toledo. Nesse período, alguns desses agronegócios tiveram expansão de 83%. 

A informação é do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA) da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Toledo (Agrodesenvolvimento). O secretário da pasta, Diego Bonaldo, destacou a abrangência das possibilidades que o produtor obtém com o recebimento dessa certificação. “Ao aderir ao SUSAF o produtor, que antes só podia comercializar seus produtos dentro do município, a a poder expandir para todo o estado, aumentando desta forma a renda familiar com a ampliação da cadeia produtiva”, destaca Bonaldo. 

Atualmente o município conta com 5 estabelecimentos aderidos ao SUSAF, sendo duas queijarias, uma fábrica de embutidos, um frigorífico de peixes e uma unidade de extração e beneficiamento de produtos de abelhas. O primeiro estabelecimento indicado foi a Queijaria Flor da Terra, que recebeu o certificado de adesão em 25/10/2021. Na época trabalhava com dois tipos de queijos em seu escopo, atualmente a queijaria conta com 10 variedades. 

O segundo e terceiro estabelecimento a receber a certificação foi o Sabor D’ Oeste e Átani Derivados de Leite, em 02/12/2022 e 12/01/2023, respectivamente. Em seguida, o Frigorífico Sardella, em 10/03/2023 e, em 16 de maio de 2023, a Apitoledo foi o quinto.

“Todas as agroindústrias obtiveram um incremento na produção. Ao avaliar os dados, baseados em valores médios mensais, podemos citar o caso da empresa de piscicultura, que obteve um aumento de 83,5% na produção de filé de tilápia. Os números variaram, tivemos queijaria que após adesão ao SUSAF aumentou em 38% e de meliponicultura subiu 63% sua produção”, relatou a coordenadora do SIM/POA de Toledo, médica veterinária Liane Pietrobelli.

Segundo o acompanhamento dela, os estabelecimentos aram a atender mercados dos municípios próximos, como Lindoeste, Cascavel, Palotina, Nova Aurora, Marechal Cândido Rondon, bem como municípios maiores como Foz do Iguaçu, Guaíra e Curitiba. “O SUSAF aumentou a credibilidade diante da opinião pública e expandiu as possibilidades de negócios. Outra vantagem é a proximidade do acompanhamento feito pelo município, via SIM/POA, pois agiliza o processo e a resolução das necessidades. Depois do SUSAF as vendas estão aumentando e a fidelização do mercado também aumenta”, relatou a produtora da queijaria Átani, Cirlei Rossi.

O documento, emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), possibilita que empresas registradas pelo SIM/POA e que cumpram os requisitos do SUASA/SUAF-PR possam comercializar seus produtos para todo o estado. A partir disso, elas podem ampliar seus horizontes, não ficando mais restritas aos limites do território toledano, podendo buscar mercados nos 399 municípios paranaenses.

A empresa que possui interesse em aderir ao SUSAF precisa atender alguns itens específicos como tamanho, sendo o máximo de 250 m²; ser de pequeno porte; e possuir os programas de autocontrole PAC implantados e atualizados. Para facilitar o processo é indispensável a empresa ter um bom responsável técnico, para realizar a implantação dos PAC’s, registro dos produtos, adequação de projeto, quando necessário, bem como manter em dia as documentações solicitadas pelo SIM/POA. Os interessados podem procurar a Agrodesenvolvimento, no setor Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA) no Centro de Eventos Ismael Sperafico ou pelo telefone 3196-293 em horário comercial.

(Com Assessoria)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r