ESPECIAIS 3t553

Ai que calor!!! Brasil tem a maior temperatura oficial do ano: 44,3º 3s5f30

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

JACKSON RODRIGUES/PREFEITURA DE GOIÂNIA

A temperatura no estado de Goiás superou nesta quinta-feira os 44ºC, marca que é extremamente elevada e muito raramente se registra no território goiano e mesmo no Brasil inteiro. A informação é do Metsul.
Efeito de uma massa de ar superaquecida que cobre neste momento o Centro-Oeste do Brasil com marcas acima de 40ºC em uma extensão área. De acordo com dados de estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima nesta quinta (19) em Goiás chegou a 44,3ºC na estação de Aragarças, município de 20 mil habitantes que está na divisa com o estado do Mato Grosso.

A temperatura máxima no município goiano de Aragarças é a mais alta deste ano no Brasil na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia. A marca ficou apenas 0,5ºC abaixo do recorde nacional de temperatura máxima de 44,8ºC, observado na estação do órgão em Nova Maringá, estado do Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020.
Os termômetros indicaram ainda máximas em Goiás de 40,3ºC em Porangatu e 40,1ºC no município de Goiás. Na capital Goiânia, a estação automática do órgão federal apontou temperatura máxima de 38,2ºC.

O período mais quente do ano em Goiás não é o verão, mas o final do inverno e os meses de primavera pela chuva escassa. O calor deve aumentar ainda mais no Centro-Oeste do Brasil, alerta a MetSul. Devem ser registradas nesta sexta e durante o fim de semana máximas entre 43ºC e 45ºC com registros isolados de até 46ºC, especialmente no Mato Grosso, o que se reflete no Norte do Mato Grosso do Sul e no Oeste de Goiás.

(Fonte: Metsul)

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r