PET 3g4i45

Atenção: Cascavel registra 1º caso de raiva em cachorro 2s5p1f

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Reprodução

 

 

A Secretaria de Saúde de Cascavel, no Oeste do Paraná, confirmou nesta sexta-feira (13), o primeiro caso de raiva em cão, fato, até então, inédito no município.

O cachorro, da raça Pitbull, pertencia a uma família moradora do bairro Parque São Paulo. O animal foi encaminhado pelos tutores para uma clínica veterinária particular, onde, diante dos sintomas, os profissionais desconfiaram da possibilidade de raiva. Houve coleta de material e o laudo confirmou a doença. O cachorro foi submetido a eutanásia.

A suspeita é de que o animal tenha tido contato com um morcego, o que ainda está sendo apurado. A 20ª Regional de Saúde e o Município de Cascavel também informaram que outros pets e pessoas que estiveram contato com o cão estão ando por exames.

Secom
Fonte: Secom/Cascavel

O Pitbull, conforme informações readas durante a entrevista coletiva das autoridades, havia sido vacinado contra a raiva. Outros detalhes ainda estão sendo apurados.

O cachorro apresentou salivação extrema, paralisia de músculos faciais e parou de se alimentar.

 

MEDIDAS

Emergencialmente o Município colocou em prática algumas medidas. Uma delas foi a delimitação de um raio no bairro onde residia o cachorro infectado. Visitas pela vizinhança estão sendo feitas para verificar a vacinação de cães e gatos. Os animais sem comprovação estão sendo imunizados.

Segundo a Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Secretaria de Estado da Saúde, a situação da raiva em cães no Paraná ou anos com os registros zerados. O último registro foi em 2015. O status do estado para a raiva em cães é controlado desde 2005. Em 2019 foi registrado um caso de raiva transmitida de um morcego para um felino.

VACINA

A recomendação para a população é manter a vacinação dos pets em dia. A Raiva é uma doença dos animais mamíferos que pode ocorrer nos homens, portanto, uma zoonose. É causada por vírus, sendo mortal tanto para os homens quanto para os animais.

TRANSMISSÃO

A transmissão da raiva ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão. No Brasil, o principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão. O morcego hematófago é um importante transmissor da Raiva.

 

Sinais indicativos da raiva animal

– mudança de hábitos

– mudança de comportamento

– salivação abundante

– dificuldade para engolir

– mudança de hábitos alimentares

– paralisia das patas traseiras

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r