PET 3g4i45

Cães reconhecidos recebem certificação de busca e resgate do Corpo de Bombeiros 2zb6o

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Governo de Minas Gerais

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou na última semana a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate, etapa Minas Gerais. A certificação é um dos critérios que definem a participação dos cães em missões nacionais e internacionais.

As provas aconteceram na cidade de Brumadinho e tiveram participações de militares do Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais, além de vários batalhões de Minas Gerais.

Os binômios (duplas formadas pelo cachorro e seu condutor) aram por provas de obediência e destreza, busca de vítimas em escombros, áreas colapsadas, ambientes rurais urbanos e busca de restos mortais. Todos estes ambientes são locais onde supostamente as equipes serão acionadas caso aconteçam situações reais à procura de vítimas.

A certificação é a chancela de que os binômios estão preparados para serem utilizados em desastres diversos. Ela tem por finalidade padronizar atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC) para os Corpos de Bombeiros Militares em todo o Brasil.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tem procurado constantemente aumentar a capacitação de seus profissionais bombeiros militares trazendo com isso um impacto positivo nos atendimentos à sociedade.

A Corporação conta hoje com cinco canis (Pelotão de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – PBRESC), distribuídos estrategicamente em todo estado para prestar um melhor atendimento à sociedade mineira.

O tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, vice-presidente do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – Conabresc, destacou que Minas Gerais é o estado com o maior número de certificações válidas do Brasil e o segundo em número de cães com certificação válida.

Preparados para grandes missões

Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso e Pernambuco estão entre os estados que mais possuem certificações dos cães. Minas está na vanguarda dos estados brasileiros que mais investe na capacitação dos animais, visando manter a qualidade e a operacionalidade dos binômios, testando habilidades e personalidades, além de mensurar elementos fundamentais como autonomia na busca, perseverança, resistência e características específicas para um bom cão de busca e salvamento.

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r