AGRONEGÓCIO 2n4z1s

Decreto deve fortalecer a produção de leite no Brasil 3c31d

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Freepik

Um decreto que fortalece a cadeia produtiva do leite no Brasil foi assinado pelo Governo Federal, na quarta-feira (18). O texto modifica as condições para a utilização dos créditos presumidos de PIS/Pasep e de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) concedidos no âmbito do Programa Mais Leite Saudável do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

As medidas entram em vigor em 90 dias e têm como objetivo fomentar a produção de leite in natura e promover o desenvolvimento da cadeia produtiva leiteira do Brasil. O decreto não ocasiona renúncia de receita tributária.

A crise do leite

Dentre os motivos para desencadear a crise do leite no país estão a queda do preço do leite pago aos produtores, os custos elevados de produção e, principalmente, a importação de leite da Argentina e Uruguai em pó. 

Sendo o terceiro maior produtor de leite do mundo, o Brasil conta com mais de 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades. Os produtores de leite geram mais de R$180 bilhões no PIB brasileiro, sendo que 80% dos produtores brasileiros são agricultores familiares. 

O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com mais de 4 bilhões de litros e representa a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do estado.

Com Mapa

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4