Show Rural 465h37

2° Congresso de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono é lançado na AREAC 17723u

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Reprodução/AREAC

A abertura do 2° Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono foi realizado durante o Show Rural, no estande da AREAC. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara esteve presente nesse lançamento e abordou a importância das práticas sustentáveis para diminuir os danos ao meio ambiente. “Os cenários indicam que o aumento de gases causadores do efeito estufa estão alterando o clima no planeta e causando danos ao ecossistema. É uma discussão mundial. O Brasil assumiu o compromisse de reduzir as emissões e elaborou um plano de agricultura de baixo carbono, já que é um setor que emite muitos gases pelas práticas agrícolas e produção animal, e há práticas mais sustentáveis”, ressalta o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

De acordo com o secfretário são várias metas para avançar em direção a essa redução de carbono. “Reduzindo a área de pastagem degradada nas regiões noroeste, qualificando o plantio direto com solo não compactado e sem erosão, sistema de lavora e pecuária em um modelo sustentável, uso de bioinsumos e menos químicas, além de resolver os ivos ambientais através do correto manejo de dejetos animais, entre outros. O Paraná tem uma agricultura dinamica, de qualidade e pode contribuir nessas metas. Todo mundo busca redução do carbono e a agricultura moderna avança para isso, com formas inteligentes através de boas práticas para chegar a 0 a emissão de carbono”, afirma Ortigara.

Esse plano foi apresentado durante a abertura do Congresso, e o compromisso é reforçado também pela AREAC. “Nossos engenheiros agronônomos devem ter esse conhecimento para levar ao produtor no campo as boas práticas para reduzir os danos ao meio ambiente no campo. Esse é o nosso compromisso de levar essa informação, as práticas da agricultura moderna, para que de fato possamos avançar na redução da emissão de carbono”, ressalta o presidente da AREAC, Fernando Pereira.

O evento é uma promoção da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac), da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR) e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e será realizado em Cascavel dos dias 27 a 29 de agosto desse ano.

Também participaram do lançamento a diretora de Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar- Emater (IDR-Paraná), Vânia Cirino; o diretor de Integração Institucional do IDR-Paraná, Rafael Fuentes; o gerente regional do IDR-Paraná, José Lindomir Pezenti; a chefe do núcleo regional da Seab em Irati, Adriana Baumel; além de servidores do Sistema Estadual de Agricultura.

(Por AREAC)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r