Show Rural 465h37

Pulverizador seletivo é destaque em estande da Unioeste no Show Rural 293c43

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Divulgação

Os programas de graduação e pós-graduação de Ciência da Computação, de Engenharia Agrícola, o Núcleo Experimental de Engenharia Agrícola e o Núcleo GeoScience, do Campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), estarão apresentando durante os cinco dias de Show Rural Coopavel o projeto “WeedVision Pulverização Seletiva”.

De acordo com os professores envolvidos com o projeto na Unioeste, Jerry Adriani Johann, Anibal Mantovani Diniz e Flávio Gurgaz, a empresa WEEDVISION de Toledo, idealizadora do desenvolvimento da tecnologia Weedvision, procurou a Universidade para que o equipamento seja testado na pulverização agrícola seletiva.

Explicam que sistema inovador da WeedVision utiliza sensores avançados para identificar plantas daninhas durante as fases de dessecação pré-plantio e pós-emergência da cultura. Essa tecnologia permite a aplicação seletiva de herbicida apenas nas plantas indesejadas, evitando desperdícios em áreas de palhada, solo descoberto ou na própria cultura. O equipamento integra hardware de ponta, software preciso e um projeto mecânico desenvolvido internamente pela WeedVision, proporcionando uma solução eficiente e sustentável para o controle de plantas daninhas.

O propósito desta parceria técnica com a Unioeste é conduzir validações em campo na área experimental da universidade, visando a certificação dos produtos de Inovação Tecnológica desenvolvidos pela empresa. Além disso, serão conduzidas análises e estudos sobre a aplicação de herbicidas, com foco na tecnologia de pulverização seletiva. A colaboração também contemplará a criação de oportunidades de estágio que envolvem imersão prática no campo, validando conhecimentos, ampliando experiência prática e acadêmica, e contribuindo para a pesquisa e extensão de projetos universitários. Isso será realizado por meio da coleta, análise e mensuração de dados, gerando insights valiosos para os projetos da universidade.

Além disso, o avanço do projeto está promovendo a interação por meio de troca intensiva de informações e conhecimentos técnicos, compartilhamento de dados, uso conjunto de equipamentos, atividades práticas em campo e laboratório, e a organização de visitas técnicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. Adicionalmente, está contribuindo para a criação de procedimentos metodológicos de pesquisa, elaboração de protocolos, desenvolvimento de equipamentos e protótipos destinados ao monitoramento, transmissão e processamento dos dados coletados pelos instrumentos.

Esta iniciativa representa mais uma colaboração frutífera Universidade & Empresa para a Unioeste, com o propósito de estreitar os laços e concretizar, na prática, o conhecimento técnico-científico adquirido pelos alunos na universidade, conectando assim a academia com a sociedade de maneira efetiva.

(Por Unioeste)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r