Show Rural 465h37

Trator elétrico e carro movido a hidrogênio: confira alguns dos projetos disponíveis no Show Rural 6p1ui

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Reprodução/Unioeste

Trator elétrico, um carro movido a hidrogênio, equipamento de pulverização estão entre os projetos serão apresentados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no Show Rural Coopavel, o maior evento Agro da América Latina.

Essa será a maior participação da Universidade no evento, com professores e acadêmicos pesquisadores prontos para receber o público. O estande da Unioeste ainda conta com o gabinete itinerante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O evento começa no dia 05 de fevereiro e termina no dia 09 do mesmo mês.

Após grande destaque na edição anterior do Show Rural Coopavel, a Unioeste se prepara para expor projetos que contribuem com o desenvolvimento científico e tecnológico do Agronegócio no Paraná. “Este é o terceiro ano seguido em que temos uma estrutura própria no show rural. Um estande pronto para apresentar nossas pesquisas e tudo aquilo que criamos na Universidade. É muito importante participar da maior vitrine tecnológica da América Latina, e principalmente, um evento criado aqui e sempre realizado aqui em Cascavel. A Unioeste tem esse protagonismo regional e mais um ano, estaremos juntos, mostrando que também temos o agro, o desenvolvimento, a tecnologia em nosso DNA”, disse o reitor Alexandre Webber.

Vale ressaltar que o Paraná encerrou o ano de 2023 com 3,9 agricultores certificados, sendo o estado brasileiro líder em produção orgânica graças a contribuição do Paraná mais Orgânico (PMO). Coordenado pela SETI, O Programa envolve 11 núcleos de certificação localizados em nove campus das universidades estaduais e no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR).

Projetos

  • Desenvolvimento de Bioinsumos e Bioprodutos para Cadeia Agroalimentar;
  • Paraná + Orgânico;
  • Envcity- Estação de Monitoramento de Qualidade do Ar;
  • Racionalização do uso de água na produção e na indústria de transformação do pescado;
  • Unioeste na Comunidade;
  • Projetos do Curso de Engenharia Agrícola;
  • Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PGEAGRI);
  • Valorização Agronômica e Energética de Resíduos Orgânicos;
  • Mapeando o Futuro da Psicultura no Paraná;
  • O Solo na Escola;
  • AgriTech Symbiosis;
  • Aplicações em saúde da Cúrcuma e aplicações em saúde de uma proteína extraída do casulo do bicho-da-seda.

(Por Unioeste)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r