PET 3g4i45

Foz amplia áreas de vacinação contra a raiva de cães e gatos 354f26

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Reprodução/Prefeitura de Foz do Iguaçu

O Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu vai ampliar as áreas de atendimento para a vacinação contra a raiva de cães e gatos no formado casa a casa. A partir de segunda-feira (04), as equipes estarão nas regiões Leste (para conclusão do Morumbi e Portal da foz), Norte (Jardim Califórnia e Porto Belo) e Sul (Jardim Boa Esperança e Morenitas) das 8h30 às 13h30.

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal nestes bairros, que concentram o maior número de casos de raiva em morcegos.

“A vacinação casa a casa é uma complementação das etapas que iniciamos em outubro do ano ado, com os pontos fixos pelos bairros e a vacinação na sede do CCZ, que se mantem de segunda a sábado. Não haverá vacinação casa a casa por toda a cidade, apenas nas áreas que concentram casos de morcegos positivos para a raiva”, reforçou a supervisora técnica do CCZ, Renata Defante Lopes.

Em 2023, foram encontrados 40 animais com a doença e em 2024 já são 6 casos confirmados de raiva em morcegos.

A expectativa do CCZ é imunizar pelo menos 40 mil cães e gatos. Até agora foram 21.500 doses aplicadas.

Transmissão

Todos os mamíferos podem adquirir a raiva, mas dentro da área urbana, cães, gatos e seres humanos são os mais suscetíveis. A transmissão se dá quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo da vítima através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Por esse motivo, a vacinação em cães e gatos é a maneira mais segura para prevenir a doença.

Vacinação na sede do CCZ

Moradores podem levar seus animais até a sede do CCZ, na avenida Maceió, 1511, no Jd. Ipê, para receber a vacina contra a raiva. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 8h30 às 13h30.

Chame o CCZ sempre que:

  • Encontrar um morcego dentro de casa, pousado em local baixo ou caído no chão.
  • Um cão ou gato tenha tido contato direto com morcego (brincou, caçou, mordeu, comeu, etc).
  • Um cão ou gato que esteja com o comportamento suspeito de raiva.

(Por Prefeitura de Foz do Iguaçu)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r