ECONOMIA 674z1s

NFP-E: Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural será obrigatória a partir de 1º de maio 342m6m

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Arquivo/Cocamar

A partir de 1º de maio, ará a ser obrigatória a emissão da nota fiscal do produtor eletrônica (NFP-e). A medida entraria em vigor em 1º de maio de 2023, mas foi prorrogada para este ano após solicitação do setor produtivo. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sistema Ocepar, Devair Mem, neste momento, o Sistema Ocepar, em conjunto com o Sistema OCB, está trabalhando para que esse prazo seja estendido por mais um período. “Também estamos sugerindo outras soluções que não prejudiquem ou penalizem o produtor rural, por verificar que ainda existem dificuldades operacionais e que eles precisam de mais orientações”, esclarece.

Vídeo tutorial

Com o objetivo de auxiliar os produtores rurais e as cooperativas agropecuárias, o Sistema OCB disponibilizou um vídeo tutorial, na plataforma CapacitaCoop, com todos os os que devem ser seguidos no processo de emissão simplificada do documento, por meio do link: https://in.coop.br/tutorial-NFF. Ao ar a página pela primeira vez, será necessário fazer um pequeno cadastro, em que devem ser informados o nome, e-mail, , senha e endereço da Federação onde o usuário reside.

Benefícios

A nota fiscal eletrônica substitui a nota fiscal do produtor em papel. O novo modelo traz benefícios para os contribuintes. Entre eles, a eliminação da prestação de contas na prefeitura; a redução de custos com impressão, armazenamento e envio de documentos fiscais; a agilidade e segurança na transmissão e recepção dos dados fiscais; a simplificação das obrigações órias e da escrituração fiscal; e o incentivo ao uso de novas tecnologias.

Adequação

Importante que todos os produtores rurais se adequem à nova exigência fiscal. A falta de emissão do documento para acompanhar a produção no seu trânsito pode acarretar multas.

Por (Sistema Ocepar)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4