editoriais d4p35

Arroios transbordam e rios sobem; Alerta é de muita chuva vindo! 2a1i6l

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

FOTO: Divulgação/Metsul

O ingresso de ar muito quente pelo Oeste e o Norte gaúcho reforçou nesta segunda a instabilidade no Rio Grande do Sul com chuva intensa em várias cidades e temporais localizados. O tempo abriu na Fronteira Oeste, no Noroeste e no Norte com sol pelo chegada do ar quente que intensifica a instabilidade. Houve grande quantidade de raios no Centro, Sul e no Leste do estado, acompanhando a chuva.

Várias cidades destas regiões, como do Centro gaúcho, dos vales, da Serra, do Sul e da Grande Porto Alegre, tiveram períodos de chuva torrencial. O estado somava mais de 120 mil raios até o fim da tarde, de acordo com levantamento da MetSul. Alegrete, pela sua grande extensão territorial, liderava o ranking com mais de 9 mil descargas.

Avicultura paranaense bate seu próprio recorde

Fenasoja comemora 100 anos da soja no Brasil

]Em Taquara, casa teve incêndio após ser atingida por um raio. A chuva ficou entre 50 mm e 100 mm durante esta segunda-feira em muitas cidades. Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados até o fim da tarde em 24 horas somavam 76 mm em Rio Pardo, 74 mm em Alegrete, 64 mm em Canela, 57 mm em Porto Alegre, 52 mm em Tupanciretã e 51 mm em Santa Maria.

Na rede do Cemaden, por sua vez, os volumes em 24 horas até o fim da tarde desta segunda-feira eram de 127 mm em Faxinal do Soturno, 113 mm em Lagoa Bonita do Sul, 111 mm em Nova Palma e 106 mm em Segredo. Várias outras cidades estavam com acumulados perto de 100 mm. Com a chuva intensa, muitos municípios registraram alagamentos e arroios transbordaram, como o Forquetinha.

Em Quaraí, o Rio Quaraí estava perto de atingir 10 metros e cerca de 50 famílias foram retiradas de suas casas. No Vale do Taquari, água invadiu a BR-386 em Marques de Souza.

De acordo com a Rádio Sobradinho, vários municípios decidiram pelo cancelamento das aulas na região Centro-Serra. O primeiro foi Sobradinho, onde a enxurrada invadiu comércios e casas. Algumas escolas estão abrigando os alunos até que seja possível o transporte ar as escolas.

O município de Ibarama também sofreu com a chuva torrencial e cancelou as aulas. O arroio que corta o município transbordou. Lagoa Bonita do Sul, Segredo, Estrela Velha e Cerro Branco também informaram que decidiram pelo cancelamento das aulas nesta terça-feira. O município de Arroio do Tigre igualmente optou pelo cancelamento das classes.

FOTO: Rádio Sobradinho

A MetSul alerta que o cenário é muito preocupante porque tem muita chuva ainda por vir hoje e durante os próximos dias com acumulados de 100 mm a 200 mm em muitas cidades e superiores em alguns pontos, onde pode chover até 300 mm ou mais. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva dos modelos WRF inicializados com os modelos norte-americano e europeu para 72 horas entre 9h de hoje e 9h de quinta.

MAPA: METSUL

Já o segundo mapa mostra a projeção de chuva para sete dias a partir das 9h da manhã de hoje com dados do modelo alemão Icon, que tem alta acurácia para chuva. O modelo indica 300 mm a 400 mm em pontos do estado, marcas que correspondem a dois ou três meses de chuva em apenas uma semana, o que vai levar a um sério agravamento da situação no estado. Para pontos da Grande Porto Alegre, indica mais de 200 mm no período.

MAPA: METSUL

Com isso, mais transbordamentos de arroios vão acontecer e os níveis de muitos rios subirão acentuadamente, transbordando e causando enchentes. A presença de ar quente em altitude favorece ainda temporais em pontos isolados, como o que atingiu hoje diversas cidades na região de Soledade.

Advertimos que entre a quarta e quinta-feira uma frente fria avançará pelo estado, encontrando o ar quente e úmido, gerando mais chuva intensa e tempestades localizadas de vento e granizo.

A frente vai mudar o tempo em Santa Catarina e parte do Paraná com chuva localmente forte e risco de temporais. Modelos aram a indicar um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul no final da semana com mais chuva forte.

(Com METSUL)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r