AGRICULTURA 202h3b

Castigados pela seca, municípios do Paraná estudam decreto de Emergência 4a4x39

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Em Assis Chateaubriand, município do Oeste do Paraná, a seca aniquilou as lavouras. A preocupação é enorme. A Câmara de Vereadores indicou ao Executivo realização de estudos para o Decreto de Emergência. “O produtor de Assis está descapitalizado vem de várias frustrações. Na última soja que colhida houve grande quebra e o preço de hoje é metade do preço da soja comercializada há um ano e meio. E tem ainda o fator custo de produção, que hoje está muito alto. Por isso encaminhamos essa indicação”, relata o vereador e presidente do Sindicato Rural de Assis Chateaubriand, Valdemar Melato.

Segundo Melato, o decreto de emergência pode facilitar a renegociação de dívidas dos produtores junto aos agentes financeiros. A partir de agora, a indicação deve ser analisada pela prefeitura, com o envolvimento da Defesa Civil e Secretaria de Agricultura.

Safra de soja e milho deve fechar com o maior prejuízo dos últimos 25 anos, diz Cepea

Lei que proíbe pesca e comercialização de 12 espécies de peixe deve ajudar na preservação e estimular a economia

Na região Oeste do Paraná, os municípios mais afetados são Assis Chateaubriand, Palotina, Terra Roxa e Guaíra. “Mesmo se voltara a chover o dano consolidado já é alto. Há lavouras com quebra de 100% e outros municípios já se mobilizam no mesmo sentido, visando o decreto de emergência. Palotina é um deles”.

De acordo com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), esta deve ser a segunda maior quebra da série histórica, um impacto de quase 20 milhões de toneladas.

(Texto: Fernanda Toigo/Sou Agro)

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r