AGRONEGÓCIO 2n4z1s

Filhote de White Dorper nasce na ExpoLondrina 4j6m5n

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

FOTO: ExpoLondrina

A ExpoLondrina foi palco do nascimento do filhote de um ovino da raça white dorper no último sábado, que foi denominado Londrini, em homenagem à cidade em que nasceu. O tratador João dos Santos, da cabanha Dom Miguel, relatou que a intenção era de que o nascimento ocorresse na cabanha, mas isso não foi possível. Eles trouxeram a mãe do pequeno white dorper para garantir mais cuidado com ele. O animal nasceu de parto normal e com 4 kg. “Ele nasceu sem intercorrências. Foi tudo tranquilo. Não teve nenhuma complicação”, relatou. Ele explicou que o nascimento registrado dentro de um evento como a ExpoLondrina exige um cuidado diferente de quando é realizado na cabanha. “Aqui a gente não deixa as pessoas ficarem pegando no filhote. A mãe fica ciumenta em relação a ele e não deixa ninguém se aproximar”, destacou.

Estados do Sul discutem melhorias na malha ferroviária

Cigarrinha-do-milho: infectividade é alta nesta época da safrinha

 

O White Dorper tem em sua conformação o cruzamento do Dorset Horn com Persa de cabeça negra e o cruzamento com mais uma raça. Trata-se de uma das mais férteis raças de ovinos sem chifres, com bom comprimento corporal e cobertura de pelos e lã claros e curtos. Ela se adapta muito bem aos ambientes, possui robustez e excelentes taxas de reprodução e crescimento, além de boa habilidade materna. O White Dorper é um pouco mais comprido que as demais raças e possui uma distribuição de gordura mais constante.

Quando manejado em condições de pastagem, esta raça registra o primeiro parto em torno de 346 dias de idade, fertilidade ao parto de cerca de 87,0%, prolificidade (número de crias por parto) de 1,33 crias/parto, peso ao nascer e à desmama (em média aos 94 dias) em torno de 3,9 kg e 24,0 kg, respectivamente. Sob as mesmas condições, a média de ganho em peso diário foi de 217 g/dia na fase pré-desmama, podendo alcançar 250 g/dia. O peso adulto desta raça é de 80,0 kg a 120,0 kg nos machos e 60,0 kg a 90,0 kg nas fêmeas.

2w2b5j

(Com Assessoria ExpoLondrina)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4