ESPECIAIS 3t553

Chuva: RS contabiliza mais de 900 resgates e estado vive o pior desastre da história 2h4h2g

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Agência Brasil

Em tom dramático, o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite afirmou no fim da tarde desta quarta-feira que o estado enfrenta “o pior desastre de sua história”, referindo-se aos estragos e às vítimas deixados por um episódio de chuva extraordinária com enchentes catastróficas, embora em 1941 a extensão das enchentes tenha sido maior. Leite anunciou ainda a suspensão das aulas na rede estadual de ensino.“Infelizmente será o maior desastre que o nosso Estado terá enfrentado, maior do que o que nós assistimos no ano ado. Estamos vivendo um momento muito crítico”, disse o Leite em manifestação à imprensa em Porto Alegre.

O último balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabiliza 10 pessoas mortas e 21 desaparecidas. São 107 municípios e 19.110 pessoas afetadas. Mais de 4,3 mil pessoas estão fora
de suas casas. “Infelizmente esse número deve aumentar muito. Os números são imprecisos, porque vão aumenta muito.” O governador afirmou que foram realizados mais de 900 resgates e que há grande dificuldade em realizar esse trabalho.

20 toneladas: Cascavel realiza churrasco com 600 costelões de fogo de chão

USP criará suínos para produção de órgãos para transplante

Leite destacou que a crise está em curso, que ainda chove muito nas regiões mais críticas e ainda vai chover ao longo de quinta e sexta-feira. O governo do Estado descentralizou a gestão da crise. O vice-governador Gabriel Souza ficará em Santa Cruz do Sul e o chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, ficará em Bento Gonçalves. “Seguimos priorizando o trabalho de resgate de pessoas em áreas isoladas e ilhadas, com apoio das aeronaves da Aeronáutica e uso dos equipamentos do Estado. Há uma preocupação especial com as barragens em situação de alerta, com risco de rompimento e alagamento por conta de cotas muito elevadas. Já estamos adotando o plano de contingência nessas localidades, com apoio das prefeituras, para retirar moradores das áreas próximas”, explicou o vice-governador Gabriel.

O estado vem sofrendo com ciclos cada vez mais recorrentes de intempéries climáticas. No segundo semestre do ano ado, enchentes provocadas por fortes chuvas fizeram transbordar o Rio Taquari, em uma das piores cheias em décadas, e deixaram um rastro de destruição, perdas materiais e mais de 50 mortes.

PRESIDENTE NO ESTADO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vir ao Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite. Leite afirmou que conversou ao telefone pelo presidente e que Lula se comprometeu a vir ao estado. “Conversando com o presidente Lula, ele me manifestou que vai vir amanhã pela manhã. É bastante
importante e positivo que venha, não apenas para ver o que está acontecendo, para ter a dimensão da crise que temos e colocar a atenção total das Forças Armadas, não apenas para dar apoio às ações do Estado, mas para participar com efetividade na coordenação deste momento, que é como uma guerra”.

(Reportagem Metsul)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4