AGRONEGÓCIO 2n4z1s

Agricultor é ferido em conflito em propriedade invadida por indígenas 6a5l61

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Alô Guaíra
Há uma semana um grupo de supostos indígenas invadiu a Fazenda Brilhante, em Guaíra. Poucas foram as tentativas de negociação por parte dos governos para a liberação da área. Diante da “ividade” um segundo grupo aproveitou  momento para invadir uma propriedade em Guaíra, na manhã desta segunda-feira (15). A área é produtiva.
Segundo informações, houve um conflito entre agricultores e invasores. Um homem acabou ferido na cabeça. Ele seria familiar do proprietário da área. O Samu foi acionado para atendimento médico.
A Polícia Federal permanece no local. O acampamento foi montado na localidade na região da Estrada da Faixinha, próximo ao Taturí.
FPA SE PRONUNCIA
O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, Pedro Lupion, se  manifestou sobre os episódios. “Vemos os ditos indígenas tomando o que é dos outros. Temos a lei vigente, o entendimento do pleno do STF de que área sem a desapropriação com indenização prévia, indenização da terra nua e das benfeitorias não pode ser desapropriada. Invadir por invadir é só pra fazer baderna. O ministro Gilmar Mendes acabou de instituir uma comissão para interpretar a legislação e principalmente uma conciliação para tentar encontrar os fatores e mesmo assim indígenas invadem. Estamos pedindo providências à Brasília para desintrusão das áreas e garantir direito à propriedade”.
O prefeito de Guaíra estará em Brasília para discutir o assunto nesta semana. A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) repudia as invasões por indígenas ocorridas no Paraná. A Entidade pede que o Marco Temporal, que ratifica que as demarcações de terras indígenas devem ser limitadas à data da promulgação da Constituição Federal, seja cumprido.
Os indígenas pedem negociação junto à Itaipu, que se comprometeu no início do ano a adquirir terras e assim reparar o que considera um erro histórico.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4