SOU AGRO MULHER 44304d

Livro mostra poder transformador da agroindústria na vida de mulheres 244h4t

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

FOTO: Fernando Dias/Ascom/Seapi

O livro “As mulheres na agroindústria familiar no Rio Grande do Sul: participação e sustentabilidade” está sendo feito durante as viagens das extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar Bruna Bresolin, Clarice Bock e Leila Ghizzoni, ao interior de 12 municípios gaúchos. A edição, com imagens feitas pelo fotógrafo Fernando Dias e design de Roseana Kriedt, será lançada durante a Expointer 2024, no dia 29 de agosto.

Em 2014, a gente fez a primeira edição deste livro, mostrando cases de agroindústrias lideradas por mulheres e, neste ano, esta publicação completa dez anos e optamos por mostrar 12 novos cases, explica Bruna. Quando a gente pergunta às mulheres o que a agroindústria fez na tua vida?, todas respondem que a agroindústria mudou tudo, melhorou a autoestima, a renda, fez elas se sentirem reconhecidas, então a agroindústria realmente tem este poder transformador, completa.

Coopavel envia 5º caminhão com donativos a vítimas de enchentes

Programas incentivam jovens à sucessão familiar no campo

Atualmente, o Rio Grande do Sul contabiliza 5.715 agroindústrias familiares, das quais 3.923 estão em processo de formalização e outras 1.792 estão certificadas. Todas estas agroindústrias são atendidas pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado no Estado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e executado pela Emater/RS-Ascar.

A maioria das mulheres que nós temos visto inicia o trabalho sozinha e, aos poucos, a família foi se integrando, inclusive alguns maridos deixaram de fazer suas atividades na lavoura e hoje estão com elas, fazendo as atividades nas agroindústrias, diz Clarice.

Conheça os municípios e agroindústrias que fazem parte do livro:

Almirante Tamandaré – Doces e Salgados da Vera
Feliz – Agroindústria Terra & Vida Doces e Conservas
Faxinal do Soturno – Azienda Bastiane Alimentos (molhos e geleias)
Hulha Negra – Agroindústria Zago (lácteos)
Lagoão – Agroindústria Müller (farináceos)
Maquiné – Chácara Lírio do Brejo (plantas desidratadas)
Mariano Moro – Agroindústria Adoçando a Vida (açúcar mascavo)
Pinto Bandeira – Agroindústria Vinhos Foresti
Santa Rosa – Agroindústria Jek (farináceos)
Santo Augusto – Agroindústria Queijaria D`Nena
Sarandi – Agroindústria Delícias da Fabi (farináceos)
Turuçu – Agroindústria Delícias Coloniais (conservas vegetais)

 

(Com Emater/Tchê)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4