EVENTOS 1x176

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso 5k25o

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

FOTO: João Vicente Ribas

O agro gaúcho foi tema nesta quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Em foco, a reconstrução do Estado, após as chuvas e enchentes de maio.

As ações de assistência emergenciais e de recuperação, desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar, foram apresentadas pelo diretor técnico, Claudinei Baldissera, na abertura do da manhã. Começou agradecendo a parceria, em um momento tão crítico, das secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR), além das prefeituras, com os extensionistas os agricultores.

Sistema FAEP/SENAR-PR entrega equipamentos

Coopavel realiza simulações para proteger colaboradores

Durante o estado de calamidade, a Instituição amparou as famílias assistidas em todo o território gaúcho, além de auxiliar os órgãos públicos nas operações de resgate e acolhimento. A seguir, a Emater/RS-Ascar realizou um relatório detalhado das perdas e desafios no meio rural com as inundações e o excesso de umidade, além das dificuldades no escoamento da produção. Agora, o momento é de recuperação, com a contínua Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).

Baldissera destacou o apoio logístico na entrega de água, alimento, roupas, kit de higiene e limpeza, em um trabalho próximo às secretarias de assistência social, na manutenção das atividades essenciais, garantindo a proteção à família. “Nós trabalhamos no apoio aos comitês municipais, aos comitês de crise que o Estado montou, no resgate das pessoas, na identificação de famílias em alta vulnerabilidade e nos os e chegadas das equipes”, afirmou.

Em uma segunda etapa, após realizar o levantamento das perdas e da situação dos povos tradicionais, gerando publicações que estão ajudando na elaboração de ações necessárias, os extensionistas da Emater/RS-Ascar aram a levar informação sobre todas as políticas públicas que foram criadas, como o auxílio-reconstrução, o crédito rural e as soluções para o escoamento da produção.

“Temos uma frente de trabalho para mensurar o tamanho das famílias, em cada município, em cada regional, e começar a trabalhar com medidas de articulação, de apoio ao setor com todas as forças”, afirmou Bladissera. Sobre a estrutura da Emater/RS-Ascar, o diretor revelou que a Instituição está em processo de contratação de extensionistas das áreas agropecuária e social. “Muitos dos municípios já estão recebendo e receberão técnicos. Nessa primeira fase, 134 deles. Estamos fazendo uma força-tarefa na região de Lajeado, deslocando equipes de outras regiões para apoiar as que precisam”. Além disso, mencionou o aperfeiçoamento do sistema de informações e o processo de aquisição de 70 veículos com recursos próprios.

Políticas Públicas

As políticas públicas, no âmbito do governo estadual, foram apresentadas no congresso pelos secretários da Seapi, Clair Kuhn, e da SDR, Ronaldo Santini.

Kuhn destacou a parceria com as prefeituras para a reconstrução de áreas rurais das cidades em calamidade. Também citou medidas emergenciais adotadas neste contexto, como a permissão da comercialização intermunicipal de produtos de origem animal provenientes de agroindústrias registradas nos Serviços de Inspeção Municipais (SIM). O secretário afirmou que esta autorização deve ser prorrogada, para que os produtores possam continuar vendendo seus produtos em todo o Rio Grande do Sul. “Sabemos das dificuldades que ainda estão sendo enfrentadas”, observou.

Já o secretário Santini enfatizou que a produção rural é essencial para a recuperação do Estado. Programas como o de recuperação de solos são prioridade neste momento, visando as próximas safras e a manutenção do abastecimento da população. “Precisamos de uma mudança de cultura produtiva e de pensamento, que construa um setor agropecuário mais resiliente”, disse o secretário.

O teve a mediação do presidente da Famurs, Marcelo Arruda, e a participação do superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no RS, José Cleber, do deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura da AL, Luciano Silveira, e do representante do movimento SOS Agro RS, Paulo Learsi Petzhold Corrêa da Silva.

O 42º Congresso de Municípios do RS ocorreu na Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, entre 16 e 17 de julho.

(Com EMATER/TCHÊ)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4