Gastronomia 4t1s68

Queijo colonial do Sudoeste, mais uma vez, é destaque nacional 3l6m2c

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

FOTO: Assessoria

O Sudoeste do Paraná está se consolidando, cada vez mais, como a terra do queijo colonial no Estado e recebeu destaque nacional. “Isso graças ao trabalho e dedicação diária dos produtores, que buscam qualidade e contínuo aperfeiçoamento de técnicas e receitas”, acredita Wilmar Reichembach, que é assessor regional da Casa Civil no Sudoeste e que, nesta semana, visitou mais uma queijaria.

Desta vez foi em Pinhal de São Bento, na queijaria São Bento, do casal Cristina e Luiz Bombonatto, uma das premiadas durante a 7ª edição do Prêmio Queijo Brasil, concurso realizado neste mês, em Blumenau/SC, e que reuniu mais de 1500 peças de queijos de todo o país. “Ficamos muito felizes e orgulhosos com mais essa conquista para o nosso queijo, é um reconhecimento do trabalho e de vários anos”, disse Luiz.

Prêmio Queijos do Paraná 2024 tem pré-lançamento

Onça-parda é capturada por armadilha em sítio

Além da São Bento, outras queijarias da região disputaram as medalhas de ouro, prata e bronze do concurso, um dos mais importantes do país. Dos dez produtores participantes ligados à Aprosud (Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná), oito voltaram pra casa com medalhas. “ Isso apenas comprova o potencial que o Sudoeste tem”, declara Claudemir Roos, presidente da Aprosud.

No total, o Sudoeste trouxe 23 medalhas, num concurso que teve a participação de 266 cidades de 20 estados brasileiros. O Paraná ficou na segunda colocação em premiação, atrás apenas de Minas Gerais.

Confira as demais queijarias do Sudoeste premiadas:
Queijaria Vidalat, de Francisco Beltrão, prata e bronze; Eliz Queijos, de Francisco Beltrão, prata; Três Amores Queijaria Artesanal, de São Jorge D’Oeste, duas medalhas de prata; Queijaria Due Sorelle, de Santo Antônio do Sudoeste, ouro e bronze; Encantilado Queijaria, de Manfrinópolis, ouro e prata; Granja Leiteira Bach, de Santa Izabel do Oeste, uma medalha de prata e três de bronze; Queijaria São Bento, de Pinhal de São Bento, ouro; Queijaria Martinazzo, de Itapejara D’Oeste, duas de bronze; Queijaria Irmão Queijeiro, de Chopinzinho, uma de ouro, duas de prata e uma bronze; UTFPR de Dois Vizinhos, prata e Queijaria Paixão, de São Jorge D’Oeste, prata e bronze.

Inova Queijo e Susaf
Reichembach lembra que a região Sudoeste também iniciou o Inova Queijo, evento que tem o apoio do Governo do Estado e visa levar informações técnicas para melhorias desde a produção até a entrega ao consumidor final, além de motivar novos potenciais queijeiros pela vocação local. Ele fala ainda da importância do Susaf para os municípios. “Até o momento, são 147 municípios do Paraná que têm o Susaf, que contribui significativamente para a melhor divulgação e aumento de renda aos produtores, através da comercialização do queijo em todo o Estado”, finaliza.

(Da Assessoria)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r