FRUTICULTURA 5no12

Epagri capacita profissionais em produção de morango semi-hidropônico 4x534l

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

SC é referência nacional no o cultivo de morango em sistema semi-hidropônico (Foto: Aires Mariga / Epagri)

A Epagri vem pesquisando o cultivo de morango em sistema semi-hidropônico há mais de dez anos e se tornou uma referência nacional neste tema. Foi a primeira empresa do Brasil a lançar um livro sobre o tema.

Toda essa experiência foi compartilhada com profissionais do Espírito Santo. Francisco Gervini, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Urussanga, capacitou mais de 200 pessoas, durante três cursos realizados entre 27 e 29 de maio.

Elas arrasam! Encontro reúne mais de 1500 mulheres do Agro

Melhor semestre da história na exportação de ovos

Técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) formaram o público de uma das capacitações. As outras duas turmas foram formadas por produtores da região de Domingos Martins, que faz parte do polo de morango do Espírito Santo.

Os cursos abordaram o panorama da produção internacional, nacional e estadual. Entre os temas discutidos estavam ambientes protegidos, genótipos, substratos, solução nutritiva, manejo fitotécnico, fitossanitário e nutricional. Visitas a produtores locais completaram a programação.

Francisco Gervini (ao centro) ao lado de alguns profissionais do Incaper capacitados (Foto: Divulgação / Epagri)

“A troca de experiências foi intensa e extremamente positiva”, avalia o pesquisador da Epagri. “Conhecer a realidade de outro estado produtor é de extrema importância para o direcionamento das pesquisas com a cultura em Santa Catarina”, destaca.

Santa Catarina é o sexto maior produtor de morangos do país, enquanto o Espírito Santo está na quinta colocação. Contudo, técnicos e produtores capixabas careciam de informações relacionadas, principalmente, a genótipos e manejo nutricional do morangueiro em sistema semi-hidropônico, relata Francisco.

A parceria entre Epagri e Incaper tem sido intensa, relata o pesquisador . Ele ressalta que a participação das instituições na rede Morangos do Brasil abriu portas para o desenvolvimento interinstitucional.

(Com Epagri)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4