ESPECIAIS 3t553
Indígenas invasores fazem cerco, agridem e impedem produtores de trabalhar 4j3n4l
O clima está cada vez mais tenso no extremo Oeste do Paraná. Nas propriedades rurais invadidas por indígenas, em Terra Roxa e Guaíra, os produtores estão sofrendo duras ameaças. Alguns foram vítimas de violência, ficaram feridos e formalizaram a denúncia junto à Polícia.
Os produtores estão sendo impedidos de trabalhar preparando a terra para cultivo. Em um dos casos a Polícia Civil chegou a emitir laudo de lesões corporais atestando vários ferimentos na cabeça de um dos produtores que denunciou a agressão vinda dos indígenas.
Expointer conta com 3.458 animais de argola inscritos
MP garante desconto e renegociação de dívidas bancárias de produtores rurais gaúchos
No boletim de ocorrência registrado por ameaça a vítima relata que estava na propriedade arrendada por ele em Guaíra, e que foi invadida por supostos indígenas. “A propriedade já possui reintegração de posse. Preparava o solo para o plantio longe das casas invadidas, quando fui cercado por diversas pessoas, supostos indígenas, com o rosto encoberto por camisetas, armados de arco e flecha, facões, foices e estilingues, que começaram ameaçar e acertaram uma pedrada com estilingue.” O homem registrou as agressões.
A Força Nacional acompanha o caso. A Polícia Federal informou por meio de nota que “Está conduzindo ações lideradas por negociadores de crise experientes e especializados, para o cumprimento das decisões judiciais de forma pacífica. Ainda não há decisão judicial determinando a desocupação das áreas pelos indígenas com uso de força”.