ESPECIAIS 3t553

Indígenas invasores fazem cerco, agridem e impedem produtores de trabalhar 4j3n4l

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fonte: Portal Palotina

O clima está cada vez mais tenso no extremo Oeste do Paraná. Nas propriedades rurais invadidas por indígenas, em Terra Roxa e Guaíra, os produtores estão sofrendo duras ameaças. Alguns foram vítimas de violência, ficaram feridos e formalizaram a denúncia junto à Polícia.

Os produtores estão sendo impedidos de trabalhar preparando a terra para cultivo. Em um dos casos a Polícia Civil chegou a emitir laudo de lesões corporais atestando vários ferimentos na cabeça de um dos produtores que denunciou a agressão vinda dos indígenas.

Expointer conta com 3.458 animais de argola inscritos

MP garante desconto e renegociação de dívidas bancárias de produtores rurais gaúchos

No boletim de ocorrência registrado por ameaça a vítima relata que estava na propriedade arrendada por ele em Guaíra, e que foi invadida por supostos indígenas. “A propriedade já possui reintegração de posse. Preparava o solo para o plantio longe das casas invadidas, quando fui cercado por diversas pessoas, supostos indígenas, com o rosto encoberto por camisetas, armados de arco e flecha, facões, foices e estilingues, que começaram ameaçar e acertaram uma pedrada com estilingue.” O homem registrou as agressões.

A Força Nacional acompanha o caso. A Polícia Federal informou por meio de nota que “Está conduzindo ações lideradas por negociadores de crise experientes e especializados, para o cumprimento das decisões judiciais de forma pacífica. Ainda não há decisão judicial determinando a desocupação das áreas pelos indígenas com uso de força”.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r