AGRICULTURA 202h3b

Monitoramento da cigarrinha-do-milho aponta média baixa de insetos capturados 5z6v52

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Cigarrinha do milho

O milho ainda está na entressafra no Estado de Santa Catarina, contudo o monitoramento da cigarrinha já teve início e está sem seu segundo boletim. O monitoramento se estende por 40 semanas, alcançando os períodos da safra e da safrinha em Santa Catarina. Serão 60 lavouras monitoradas ao longo do período, em diferentes regiões produtoras do território catarinense.

A segunda semana do monitoramento da cigarrinha-do-milho durante a safra 2024/25 em Santa Catarina encontrou uma média de quatro insetos por armadilha.

A pesquisadora da Epagri, Maria Cristina Canale Rappussi da Silva, explica que essa é uma média baixa, considerando que as armadilhas ficam expostas por sete dias nos locais onde será semeada a lavoura de milho no ciclo agrícola que inicia em setembro.

Existe o inseto em incidências baixas. Não temos detectado muita infectividade natural com os patógenos, mas segue o alerta, agora que muitas lavouras serão implementadas, ainda temos que ter o cuidado de manejo de plantas voluntários, porque seguem de abrigo para cigarrinha e vão migrar para lavouras comerciais. Redobrar o cuidado nos períodos iniciais do plantio.

(Com Eapgri)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r