ESPECIAIS 3t553

Em Guaíra propriedade vive situação de dupla invasão 6t3873

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

O problema das invasões de terra no extremo Oeste do Paraná tem se agravado. Em Guaíra, durante o fim de semana um incêndio foi registrado em uma das áreas ocupadas. Nesta segunda-feira (2), o advogado e o dono da propriedade estiveram no local e constataram a ampliação dos acampamentos.

Segundo informações readas ao Portal Sou Agro, são dois movimentos distintos. O primeiro formado por supostos indígenas e o segundo, pela própria vizinhança.

Expointer da retomada fecha R$ 8,1 bilhões em negócios

Propriedade se torna modelo de agricultura sustentável

“Estamos com uma situação de dupla invasão. “Pseudo-índios”fizeram uma invasão há 30 dias e agora os moradores que residem a 500 metros estão se sentindo ameaçados e por isso montaram acampamento diante do terror que estão vivendo”, diz o advogado Jean Neri.

O proprietário da terra também declarou que as ameaças à vizinhança são constante. “São paraguaios. Dizem que vão invadir a vila. Nos ameaçaram com flechas só pela nossa presença”, diz o produtor rural Henrique Triches.

“Todos sabem que são paraguaios, não são índios. Nós moradores invadimos a área por medo, porque eles vão acabar subindo, vão acabar tomando as nossas casas, carros. Temos receio por causa das nossas crianças”, diz uma integrante da ocupação feita pela vizinhança.

O advogado Jean Neris destaca que no momento são dois pedidos de reintegração de posse. Um da Justiça Federal para tirar os “pseudo-índios” e outro na Justiça comum para retirar os populares.

O Portal Sou Agro aguarda posicionamento oficial por parte do Ministério dos Povos Indígenas e também da Itaipu Binacional sobre o processo de aquisição de terras para conter a tensão na região.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4