SEGURANÇA 3e3v21

Justiça determina presença da PM após tentativa de ocupação em fazenda 6h596n

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Polícia Militar

Devido à tentativa de ocupação seguida de conflito, a Justiça Federal publicou uma liminar que determina a presença da Polícia Militar no local disputado por produtores rurais e indígenas que reivindicam a posse da área como parte do Território Nhanderu Marangatu, na Fazenda Barra, em Antônio João, que fica a 320 quilômetros de Campo Grande.

No fim da tarde de quinta-feira o clima ficou tenso e a Polícia precisou entrar em ação para evitar a ocupação. Indígenas ficaram feridos.

CMN prorroga renegociação de crédito rural no Rio Grande do Sul

Ferramenta inovadora promete orientar a agropecuária por dados

Segundo o tenente-coronel Edson Guardiano, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (responsável por Antônio João, Ponta Porã e Aral Moreira), o conflito ocorreu quando policiais militares impediram um grupo de 20 indígenas de entrar e ocupar a sede da propriedade privada, que fica na fronteira com o Paraguaia.

Conforme a Polícia Militar os indígenas teriam ateado fogo na ponte que dá o à propriedade para evitar a agem dos agentes.  As chamas ganhavam força, quando a PM tentou fazer o controle, momento em que foi atacada com flechas, facões e pedras. Os policiais fizeram uso de munição não letal (balas de borracha).

Para reforçar a segurança, houve incremento de efetivo e equipes do governo trabalham na reconstrução da ponte que foi queimada.

(Com informações G1)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4