TECNOLOGIA 5u1014

Startup cria plataforma para apoiar prefeituras na gestão de áreas rurais 1n3761

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: SEI-PR

A startup MapForest, de Curitiba, empresa apoiada pelo programa Paraná Anjo Inovador, busca criar soluções tecnológicas voltadas para o monitoramento e a gestão de áreas florestais. Entre as soluções desenvolvidas está um sistema disponível de forma online voltado para a gestão geoespacial de empresas.

Baseado neste sistema, mas com foco em prefeituras de pequeno e médio porte, a startup criou o SmallCityGIS, plataforma que possibilita aos municípios um controle mais eficiente de seus territórios por meio de uma interface fácil de usar e com funcionalidades avançadas de geoprocessamento.

Startups apresentam soluções para cadeia do pescado

C.Vale é a 1ª cooperativa do Brasil a obter certificação ASC para produção de tilápia em tanques escavados

A empresa é uma das 68 selecionadas no primeiro edital do Paraná Anjo Inovador, programa da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), que destina até R$ 250 mil para desenvolvimento de projetos inovadores no Estado. A primeira edição é de 2023.

A MapForeste foi criada em 2021 como uma derivação (spin-off) do ecossistema de inovação do Grupo Index. O biólogo Rodrigo de Almeida juntou forças com o engenheiro cartográfico Kelvin Siqueira visando atender à crescente demanda de tecnologias e inovação nos setores florestal e ambiental, principalmente no quesito de consultoria.

“O SmallCityGIS permite que prefeituras mapeiem suas áreas, integrem dados de bancos públicos de informações territoriais, captem dados de produtores rurais, como produção, safra e propriedade. Isso facilita o planejamento rural e ambiental por parte da prefeitura, além de oferecer um e essencial ao desenvolvimento da agricultura familiar”, explica o CEO da MapForest, Rodrigo Almeida.

O objetivo da plataforma é tornar a gestão florestal mais ível e eficiente para cidades menores, sem que seja necessária uma mão de obra especializada, ou altos recursos financeiros para aquisição de softwares de GIS (Sistema de Informação Geográfica). Na prática, com o SmallCityGIS, gestores públicos conseguem não só mais facilidade de gestão florestal, mas também coletar dados em campo, como uso do solo, produção agrícola e práticas sustentáveis.

Outra funcionalidade é o monitoramento ambiental, em que o sistema facilita a fiscalização de áreas de risco como o acompanhamento de incêndios e detecção de desmatamento ilegal. Também é possível fazer a fiscalização e monitoramento de estradas, obras e manutenção de infraestruturas rurais, além de ajudar a planejar melhorias nas áreas rurais dos municípios.

APOIO DO ESTADO – Com o apoio do Paraná Anjo Inovador, a empresa está avançando no desenvolvimento da plataforma, aprimorando e realizando testes para atender as demandas de gestores públicos. A ideia é que em 2025 a versão beta possa ser testada e validada em um município da Região Metropolitana de Curitiba por meio de uma prova de conceito (POC).

Almeida explica como o Paraná Anjo auxiliou a MapForest a ampliar a capacidade técnica e preparar a nova plataforma para um lançamento comercial em breve.

“A participação no programa não apenas acelera nosso desenvolvimento, mas também facilita a aceitação do produto no setor público, abrindo portas para futuras POCs e, posteriormente, o lançamento da solução no mercado. Além disso, acreditamos que essa experiência ajudará a atrair investidores privados, interessados em contribuir para o crescimento e expansão da empresa, especialmente no mercado público”, complementa.

SEGUNDA EDIÇÃO – No primeiro semestre de 2024, a SEI abriu o segundo edital do Paraná Anjo Inovador, visando selecionar até 80 projetos inovadores nas áreas de Cidades Inteligentes, Esportes, Inovação Social, Educação Inclusiva, Apoio à Inovação para Micro e Pequenas Empresas, Combate às Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável.

Ao todo, foram 545 soluções inscritas, quase o triplo de inscrições em comparação ao edital anterior. O programa mostrou ter um grande impacto no desenvolvimento do empreendedorismo paranaense, já que das 469 empresas inscritas na segunda edição, 101 foram abertas entre a data de publicação e a data final de submissão de projetos.

O resultado das empresas selecionadas está previsto para ser divulgado no dia 19 de novembro, na página do programa.

(Com AEN/PR)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4