APICULTURA 5v135j

Chegada da primavera retoma a recuperação dos apiários 3y424b

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi

Nesta quinta-feira (3/10) é celebrado o Dia Nacional das Abelhas. E a Emater/RS-Ascar, que possui contrato com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) para assistência técnica aos produtores, vem trabalhando com apicultores e meliponicultores para garantir que suas produções sejam bem-sucedidas, principalmente após as enchentes e chuvas de maio, que danificaram os apiários no Estado.

O técnico em agropecuária do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Sepé, Patrick da Silva Rosa, afirma que “vivemos um ano atípico, em que o excesso hídrico e as enchentes causaram inúmeras perdas”. Agora, quando se inicia a primavera, recomenda-se aos apicultores que estão com seus enxames ativos que façam a limpeza de ninho ou troquem de cera alveolada.

Citricultura: Força-tarefa notifica mais de 30 viveiros

Onça-pintada volta ao Pantanal após 43 dias de tratamento

Patrick também comenta estratégias para a melhora da produção de mel e criação de abelhas com e sem ferrão. “Se tem por objetivo trocar de 20% a 30% dos favos velhos, pretos, escuros, colocando no centro da colmeia e dando assim melhores condições para a rainha fazer a sua postura. Consequentemente, com maior postura, maior produção de mel e o enxame também fica um pouco mais forte, para posteriormente poder ser feita a divisão de enxame, caso o apicultor tenha esse interesse”, detalha o técnico.

É importante que os apicultores e meliponicultores cadastrem suas colmeias nas Inspetorias Veterinárias dos municípios onde estão localizados os apiários, para que haja um controle sobre quantos produtores existem pelo Estado, contribuindo para a criação de políticas públicas para auxílio do produtor.

(Com Agricultura/RS)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r