Boletim Climático 7222v

Chuva ganha força no Sul 2s302t

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

A  instabilidade vai ganhar força com chuva que deve ser forte a intensa entre esta quarta e a quinta-feira em regiões dos três estados do Sul do Brasil. Os acumulados de precipitações devem ser altos a muito altos em diversas localidades.

A intensificação da instabilidade vai estar associada a um centro de baixa pressão entre o Nordeste da Argentina e o Paraguai que vai estimular a formação de nuvens com maior desenvolvimento vertical sobre parte do Sul do Brasil tanto nesta quarta como na quinta.

Monstruoso furacão Milton: 1 milhão de pessoas devem deixar suas casas

Onde vai ter mais chuva essa semana?

As áreas de maior risco no Sul do Brasil nesta quarta-feira são a Metade Norte do Rio Grande do Sul e grande parte de Santa Catarina, embora a instabilidade afete também parte do Paraná. Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira em mais um dia de tempo instável no estado.

Chove e garoa na maioria das regiões no decorrer do dia. A instabilidade será maior na Metade Norte. No Noroeste e no Norte gaúcho, chance alta de chuva por vezes forte com trovoadas e ocasionais temporais isolados. No Centro, Oeste e o Sul gaúcho, embora as nuvens e garoa em diferentes pontos, são esperados momentos de melhoria com aberturas.

Assim, a instabilidade mais forte vai se concentrar principalmente em cidades do Noroeste e do Norte do estado, nas regiões, por exemplo, de Santa Rosa, Iraí, Frederico Westphalen, Erechim e o Fundo, e municípios próximos.

As mesmas nuvens carregadas que vão avançar pelo Noroeste e o Norte gaúcho devem se deslocar no decorrer do dia por Santa Catarina, afetando inicialmente o Oeste e o Meio-Oeste catarinense para depois atingir a maior parte do estado.

Ao longo da quarta-feira, especialmente da tarde para a noite, a instabilidade deve afetar também o estado do Paraná, principalmente cidades do Sul e da Metade Oeste do território paranaense, que amanheceu com pancadas de chuva e trovoadas em vários pontos do estado.

Dentre os volumes registrados até o momento, o destaque fica com os setores oeste e sudoeste, que registraram volumes de chuva acima de 50 mm, considerando dados até 09h30min. Na imagem de radar é possível observar as áreas de chuva que estão atuando sobre o estado no momento. Nas próximas horas, a instabilidade se mantém sobre o estado, aumentando também sobre a faixa norte do Paraná.

(Com Metsul, Simepar e Ronaldo Coutinho)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4