FRUTICULTURA 5no12

Citricultura: Força-tarefa realiza trabalho de educação e notifica mais de 30 viveiros 13iu

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Assessoria

Com o objetivo de garantir a sanidade das mudas cítricas produzidas no Estado de São Paulo, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) através do seu Programa Estadual de Sanidade dos Materiais de Propagação Vegetal (PESMPV), realizou no mês de setembro, força-tarefa que fiscalizou, nas regionais de Barretos, Catanduva, Jaboticabal e Mogi Mirim, 32 viveiros.

A ação resultou na suspensão de quatro locais, notificações em outros 25 e na apreensão de 331.436 (trezentas e trinta e um mil, quatrocentos e trinta e seis) mil mudas mantidas em desacordo com as legislações vigentes, foram apreendidas

Produtor afetado pela seca poderá renegociar dívidas

Campanha “Vinho Legal” mobiliza o Brasil contra produtos ilegais

“A ação, que envolveu, acima de tudo, a educação sanitária aos viveiristas, terá novos desdobramentos quando voltarmos aos viveiros para verificarmos se as adequações necessárias foram realizadas”, comentou Valentim Scalon, engenheiro agrônomo e gerente do PESMPV.

“Após as notificações, os viveiristas têm um prazo para realizarem as adequações. Se atendidas as exigências, as mudas apreendidas seguem sendo produzidas e poderão ser comercializadas normalmente”, acrescenta o gerente.

Dentre as irregularidades encontradas nos viveiros, diversos pontos em desconformidade com a Portaria CDA nº 14 de 2023 que estabelece medidas de defesa sanitária como por exemplo, estruturas comprometidas, ausência de informações em livros de acompanhamentos e documentação, entre outros.

“A ação visa também a intervenção direta no sentido de evitarmos problemas futuros nos pomares paulistas. A garantia da comercialização das mudas sadias também é uma das formas de diminuirmos a incidência de doenças como o Greening e o Cancro Cítrico”, esclarece Valentim.

(Por Felipe Nunes, Governo de SP)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r