APICULTURA 5v135j

Educação ambiental: crianças de escola aprendem sobre as abelhas 33p3u

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Oficinas de educação ambiental apresentaram o mundo das abelhas para crianças em Curitibanos Foto: Epagri

Os olhinhos atentos e curiosos dizem tudo: conhecer o mundo das abelhas foi uma experiência inesquecível para as crianças do Colégio Maria Imaculada, de Curitibanos. Elas participaram de duas oficinas de educação ambiental realizadas pela Epagri e pela Cidasc nos dias 22 de agosto e 24 de setembro.

“As abelhas são essenciais para a agricultura, importantes polinizadoras para garantir a produção da maioria dos alimentos. Por isso, priorizar a educação ambiental para conscientizar as crianças sobre a preservação das abelhas é fundamental”, destaca Juliana Golin Krammes, extensionista da Epagri.

Estudantes de ensino médio aprendem sobre o cultivo da banana

Sistema FAEP fomenta ideias sobre sucessão familiar

Na primeira oficina, crianças das turmas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I aprenderam sobre as abelhas com ferrão (Apis mellifera). A extensionista Juliana, da Epagri, e o médico veterinário Ruan Bruno Rodrigues, da Cidasc, falaram sobre a importância das abelhas para a natureza, seus hábitos, como elas se organizam nas colmeias, as roupas utilizadas na apicultura e como o mel é produzido e colhido. As crianças puderam ver uma colônia viva de abelhas numa caixa de vidro, onde observaram o trabalho das operárias, favos com crias e favos com mel e pólen. Também provaram o mel diretamente do favo.

educação ambiental sobre abelhas
O objetivo das oficinas foi conscientizar as crianças sobre a importância de preservar as abelhas

Educação ambiental 115o1j

As abelhas nativas, sem ferrão, foram o tema da segunda oficina na escola, em setembro. As crianças puderam ver como as abelhas nativas organizam suas colmeias e também experimentaram o mel. Elas acompanharam a transferência de iscas de duas espécies capturadas na natureza para as caixas. Para finalizar, o grupo confeccionou iscas para capturar novas famílias de abelhas nas árvores. O objetivo é ter caixas na escola, para que as crianças acompanhem o desenvolvimento das colmeias e o projeto tenha continuidade.

As oficinas contaram com a colaboração dos produtores de mel Waldir Morais e Paulo Henrique Ehrhardt, que forneceram materiais para as atividades práticas na escola.

(Com Epagri)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4