editoriais d4p35

Inmet alerta para fortes temporais no Sul do Brasil 3d3k2j

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: Inmet

Um ciclone se forma nesta quinta-feira ao longo do dia sobre o Uruguai e vai gerar uma onda de tempestades no Sul do Brasil com os temporais até o começo da sexta-feira também a áreas do Mato Grosso do Sul e do Sudeste do Brasil. Há risco de tempestades localmente fortes a severas.

Trata-se de uma situação de muito alto risco de tempo severo a ponto de o Instituto Nacional de Meteorologia ter emitido um alerta vermelho de grande perigo em razão de potenciais tempestades para uma extensa área do Rio Grande do Sul e ainda parte do estado de Santa Catarina.

Chuva forte chega ao Paraná e provoca alagamentos

Onda de tempestades rumo ao Brasil começa na Argentina

A ROTA DOS TEMPORAIS ASSOCIADOS AO CICLONE

Em termos de previsão é o ingresso da forte instabilidade neste começo de manhã pelo Oeste do Rio Grande do Sul. No decorrer da manhã e do começo da tarde, a instabilidade vai avançar rapidamente pelo estado gaúcho. Até o meio da tarde, grande parte do Rio Grande do Sul já estará com chuva e risco de temporais isolados.

Da tarde para a noite, a linha de tempestades avança com células de temporais isoladas de forte intensidade por Santa Catarina e o Paraná, também causando chuva localmente forte com ocasional queda de granizo e rajadas de vento forte. Vendavais isolados são prováveis.

No final do dia e na próxima madrugada, a instabilidade forte afetará parte do Mato Grosso do Sul e principalmente o estado de São Paulo com núcleos isolados intensos de instabilidade e talvez até supercélulas de tempestades, o que ressaltamos pode causar temporais isolados muito fortes de chuva e vento (vendaval).

Assim, o Rio Grande do Sul é o estado de maior risco neste evento. Todas as cidades gaúchas têm chance de temporal, embora seja altamente improvável que temporais ocorram em todas. O maior risco no território gaúcho se concentrará em locais onde a temperatura subir bastante com calor antes da instabilidade, notadamente a Metade Norte e parte do Leste do estado.

COMUNICADO – DEFESA CIVIL 🚨

Em razão do temporal registrado ontem (23), a Defesa Civil de Cascavel esteve trabalhado em alerta para atender a comunidade em situações de emergência.

Até o momento, já foram registrados 23 destelhamentos, em que foram distribuídos 1.500 metros de lonas, além de cinco pontos de alagamento. Os bairros Cancelli, Cascavel Velho, Morumbi, Centro, Neva, Periollo e Interlagos foram os mais atingidos. Houve ainda 10 ocorrências de quedas de árvores e galhos.

A Defesa Civil segue de plantão para atender a população, uma vez que conta com equipamentos, lonas e telhas à disposição. Para acionar o serviço gratuito, basta ligar para o telefone 199.

(Com Metsul, Inmet e Defesa Civil de Cascavel, PR)

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4