ESPECIAIS 3t553

Produtores rurais podem receber até R$ 100 mil em benefícios 3k3d63

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Com o intuito de apresentar aos produtores rurais o programa de incentivo financeiro para investimento em irrigação, a Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), estão realizando uma séria de seminários em todo o Estado. Para encerrar a agenda desta semana, nesta quinta-feira (17/10), aconteceu em Frederico Westphalen o Seminário de Irrigação, realizado no Auditório da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Frederico Westphalen, entidade parceira do evento. Mais de 150 pessoas, entre produtores rurais, técnicos e entidades ligadas ao setor agropecuário da região participaram do evento técnico.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, esteve presente apresentando o programa de subvenção de irrigação e reservação de água, o Supera Estiagem. Kuhn destacou as regras do Programa de Irrigação e a importância que a implantação de sistemas tem para o desenvolvimento do Estado, com aumento da produtividade. Ele também lembrou que as severas estiagens que o Rio Grande do Sul enfrenta trazem consequências econômicas, com queda do PIB, e que o programa visa estimular a ampliação da área irrigada com a oferta de benefício direto ao produtor rural.

Produtores de milho do Paraná têm melhor remuneração

Abiove mantém expectativa de produção de 15 mi de toneladas

“São até R$ 100 mil por produtor, limitado a 20% do valor do projeto, para a implantação de qualquer sistema de irrigação. É uma forma de prêmio que o governo está dando ao produtor que ajudar a aumentar a irrigação no Estado, com impacto direto na sua produção e aumento da sua renda”, ressaltou.

O evento contou com a participação do engenheiro florestal e chefe do Departamento Agrossilvipastoril da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Cristiano Horbach Prass, que falou sobre a modernização da legislação ambiental. Outra temática discutida na ocasião foi o prognóstico climático do Estado, dados apresentados pelo meteorologista da Seapi e coordenador do Simagro/RS, Flávio Varone. Informações e aspectos importantes que devem ser observados para a implantação dos sistemas de irrigação foram esclarecidas pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar e coordenador regional de manejo de recursos naturais, Carlos Roberto Olczevski.

Três cases de sucesso no uso da irrigação foram apresentados durante o evento. A experiência do produtor Luciano Benatti, de Frederico Westphalen, que investiu no sistema de aspersão fixa para irrigação das pastagens; o exemplo do produtor Leandro de Marchi, de Erval Seco, no uso do sistema pivô central para irrigação das culturas de milho e soja; e a experiência do agricultor Adorindo Piovesana, do município de Alpestre, que possui um sistema de micro aspersão para irrigação da videira. Os exemplos apresentados tiveram o intuito de mostrar o potencial da irrigação para as diferentes atividades e como o investimento nessa tecnologia gera bons resultados para os produtores rurais. “Meu único arrependimento com a irrigação é não ter iniciado antes”, salientou o produtor Leandro de Marchi, do município de Erval Seco.

Entre as autoridades do município, prestigiaram o evento o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Cleomar de Bona, e a diretora geral da URI, Elisabete Cerutti. O seminário contou também com a participação de empresas que oferecem estruturas para irrigação e das instituições de crédito, que puderam informar aos produtores quanto ao o ao incentivo financeiro para investimento em irrigação. O Seminário de Irrigação contou com o apoio do Banrisul, Banco do Brasil, Sicredi, Cresol, Sicoob, Cotrifred, Amzop, Codemau e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

(Com Agricultura/RS)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r