CAFEICULTURA 7e2i

Concurso Café Qualidade dá visibilidade a produtores 5x451

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Faep

Na próxima terça-feira (12), no Mercado Municipal de Curitiba, acontece o encerramento do 22º Concurso Café Qualidade Paraná, com a premiação dos melhores cafés do Estado. A edição de 2024 contou com mais de 120 inscritos, que concorrem a prêmios que vão de R$ 1 mil até R$ 8 mil. Serão revelados os melhores cafés das categorias “Natural” e “Cereja Descascado”, além do melhor café de cada região do Paraná.

O evento vai contar com a participação de 200 pessoas, entre cafeicultores, lideranças de entidades representativas, autoridades e especialistas na área de café. Os presentes poderão degustar cafés paranaenses, além da troca experiências e da possibilidade de negócios.

C.Vale Alimentos é destaque no Prêmio Tito Muffato

Paranaenses conquistam Prêmio Mulheres do Agro

Ao todo, mais de 120 cafés foram inscritos no concurso, mesmo em um ano no qual a safra do café sofreu com as condições meteorológicas desfavoráveis. Atualmente, o Paraná é 5º maior produtor nacional de café, com mais de 30 mil hectares espalhados por mais de 100 municípios.

“Graças ao trabalho dos nossos cafeicultores e entidades representativas, temos cafés de nível internacional no Paraná. Esse concurso permite que o nosso produto seja mais valorizado e conhecido nas xícaras do Brasil e do mundo”, aponta Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP. “A atividade está concentrada nas regiões do Norte Pioneiro e Norte. Porém, as últimas edições do Concurso registraram inscrições de produtores das regiões Noroeste e Oeste. Isso comprova a importância da cafeicultura para o Paraná”, complementa.

O prêmio 6y6z4k

O Concurso Café Qualidade Paraná é o terceiro maior prêmio do gênero no Brasil, atrás apenas de iniciativas realizadas em Minas Gerais e Espírito Santo, os maiores produtores nacionais de café. A competição é promovida pela Câmara Setorial do Café do Paraná, formada pelo Sistema FAEP, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina.

Nos últimos anos, o IDR-Paraná, em parceria com o Sistema FAEP e outras entidades, tem investido sistematicamente na formação de técnicos e extensionistas para a avaliação dos cafés. Atualmente, o concurso conta com a participação de oito Q-graders de nível internacional e dez juízes do IDR-Paraná, profissionais altamente qualificados na análise de cafés especiais.

Serviço 6p176y

Premiação do Concurso Café Qualidade Paraná

Data: 12/11

Horário: 8 horas

Local: Mercado Municipal de Curitiba (Av. Sete de Setembro, 1865 – Curitiba)

(Com FAEP)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4