ESPECIAIS 3t553

Secretaria de Agricultura promove Concurso Estadual da Cachaça o927

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: Agricultura/SP

O setor da cachaça paulista, bebida que é patrimônio histórico e cultural do Brasil, dá um importante o para a valorização de sua alta qualidade nesta segunda-feira (04/11). A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP sedia o 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, o CACHAÇA.SP 2024, iniciativa que valoriza a excelência e a sustentabilidade da bebida produzida em território paulista.

O evento, um marco para o setor, apresenta 78 rótulos que serão avaliados por 20 jurados, de forma sensorial, para escolherem as melhores cachaças nas categorias: envelhecida, branca e amarela. Entre os avaliadores, estão representantes da Secretaria de Agricultura, especialistas e apreciadores de cachaça. “As bebidas que chegaram a esta etapa, já aram por um longo processo de avaliação, como por exemplo, as informações dos rótulos, que não apenas garantem a legalidade da bebida, mas também fornecem dados importantes sobre sua procedência e qualidade”, ressalta José Carlos de Faria Jr, coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria de Agricultura de SP.

Inscrições para o Concurso Seda Paraná terminam em novembro

Prêmio Queijos do PR abre concurso de muçarela

“Este concurso, promovido pela Secretaria de Agricultura, gera oportunidades para os produtores de cachaça paulista terem os seus rótulos reconhecidos estadual e nacionalmente, ando novos mercados. Valoriza, também, a importância cultural e histórica do nosso povo, que atualmente produz cachaças nobres no estado de São Paulo”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai. Vale lembrar, que os vencedores desta prova serão conhecidos em um evento no mês de dezembro.

A cachaça apresenta uma ampla gama de aromas, que podem incluir notas de frutas tropicais, baunilha, mel, especiarias e até mesmo nuances de couro e tabaco, dependendo do tempo de envelhecimento e do tipo de madeira utilizada. No paladar, a cachaça deve equilibrar doçura, acidez e amargor, com um final suave e agradável.

Workshop – A Cachaça na Coquetelaria Clássica

Durante a prova sensorial para avaliar as melhores cachaças de São Paulo, os jurados não ingerem as amostras. O teor alcoólico pode gerar fadiga sensorial, ou seja, afeta o paladar do jurado. Portanto, quem avalia as cachaças normalmente, cospe o líquido em recipientes depois de degustar.

Mas na terça-feira (05/11), essa prática não será necessária, pois todos poderão provar a bebida feita de cana-de-açúcar num workshop com degustação e harmonização de cachaças paulistas, evento que faz parte do Concurso Estadual da Cachaça.  O Workshop – A Cachaça na Coquetelaria Clássica coloca a cachaça, devido a sua versatilidade, como protagonista de drinks, como: Old-Fashioned, Martini, Sour, Daisy, Highballs e Flip. O encontro será no Bar Broca, na Rua Aspicuelta, 429, na capital paulista.

(Com Agricultura/SP)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r