AGROPECUÁRIA 2wm3z

Servidores coletam amostras de frutas e hortaliças para análise de resíduos 572u

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Paulo Ricardo Dias da Silva
Servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) deram início a uma nova frente de trabalho: a coleta de produtos de origem vegetal para análise de resíduos de agrotóxicos.
Foto: Andresa Lucho
O objetivo é monitorar a qualidade e a segurança das frutas e hortaliças produzidas e consumidas no Rio Grande do Sul. A atividade teve início em propriedades que cultivam morango, nos municípios de Bom Princípio e Feliz.  Neste primeiro mês, as coletas envolveram dez fiscais estaduais agropecuários e cinco analistas agropecuários florestais.
“Estamos visitando produtores para orientar a respeito da legislação de agrotóxicos, verificar o atendimento às normas e coletar amostras para análise de resíduos de agrotóxicos. Coletamos os morangos que já estão prontos para a entrega, que sairão no dia da coleta na propriedade para comercialização ou que estão nas câmaras frias aguardando para comercialização”, explica a fiscal estadual agropecuária Gabriela França de Lima.
Foto: Gabriela França de Lima
O material coletado será analisado pelo Laboratório de Referência Enológica Evanir da Silva (Laren), que fica em Caxias do Sul. A expectativa é que, futuramente, as coletas sejam ampliadas e contemplem outros cultivos como o tomate. O monitoramento é uma ação conjunta da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) com a Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa) da Seapi. A atividade integra um plano estadual.
A metodologia de análise de resíduos de agrotóxicos em produtos de origem vegetal do Laren ainda precisa ser validada. O laboratório público precisa ar pelo processo de acreditação pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Anteriormente, o monitoramento era realizado por meio do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal) do Mapa.
(Por Bruna Bruna Karpinski, Assessoria de Comunicação AFAGRO)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4