COOPERATIVISMO 1x6c6e

Cooperativismo: mais de 200 mil associados decidem rumos de instituição financeira em três estados z3f1w

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Assembleia realizada em Céu Azul. | Foto: Assessoria

Enquanto muitos debatem a iminente robotização das nossas atividades cotidianas, com  o uso das inteligências artificiais não apenas para executar tarefas, mas também para tomar decisões, outros vão na contramão e sentem o crescente desejo de fazer parte de um grupo que prioriza também as relações humanas e valoriza nossas inteligências naturais.

Aldo Dagostim, presidente da Sicredi Vanguarda | Foto: Assessoria

Isso pode explicar o crescimento constante do cooperativismo no Brasil. O Anuário do Cooperativismo Brasileiro aponta que em 2024 o número de cooperados no país cresceu mais de 14% em relação ao ano anterior. O papel socioeconômico das cooperativas é notório, reconhecido inclusive pela ONU (Organização das Nações Unidas), que definiu o ano de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com a intenção de reforçar a relevância dessas organizações.

Sindiavipar participa de missão empresarial na África para impulsionar exportações

Fazendeiro é condenado por abandono de búfalas

Quando voltamos o olhar para as cooperativas de crédito, o papel que desempenham no desenvolvimento de cidades e comunidades fica ainda mais evidente. O modelo de negócios com foco no coletivo, o poder de decisão dos cooperados e a transparência nas ações as diferenciam de outras instituições do segmento.

De acordo com o Banco Central, a expansão foi significativa nos últimos anos. O levantamento mais recente apontou que 57% dos municípios brasileiros já contam com pelo menos uma unidade de atendimento de cooperativas de crédito.

Assembleias e o poder de voto
Para instituições financeiras cooperativas como a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, as assembleias, momento de ouvir os associados, são extremamente relevantes. Em 2025 elas ocorrem entre 03 de fevereiro e 25 de março, de forma presencial, para os 220 mil associados distribuídos nos três estados de atuação: Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Fernando Tarcísio, diretor-executivo Sicredi Vanguarda | Foto: Assessoria

O presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Aldo Dagostim, destaca que os encontros são importantes oportunidades para que o associado coloque em prática o seu papel de dono, exercendo por meio do voto a sua participação nas definições pautadas para o ciclo. “É nas assembleias de núcleos que ouvimos nossos associados, que eles participam das decisões, acompanham os números da cooperativa e acima de tudo, contribuem
para o crescimento da Sicredi”.

A transparência em relação ao desempenho anual também é um compromisso. Além da apresentação dos avanços, os associados têm voz ativa nas decisões da cooperativa. “É o momento de olharmos para o futuro, com o planejamento de 2025 sendo apresentado e também de falarmos sobre as ações de impacto que realizamos, reafirmando nosso compromisso nas comunidades onde atuamos. Queremos a voz, ideias e perspectivas dos associados. Este é um espaço de diálogo e participação ativa”, finaliza o diretor- executivo da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Fernando Tarcisio Perin.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4