AGRONEGÓCIO 2n4z1s
Lupion e Tereza Cristina criticam alas do PT que querem taxar exportações do agro brasileiro 2r4b3c
Agroindústrias e Agrosserviços mantém em crescimento empregos
Trigo tem ligeiro aumento; tomate reduz e feijão aumenta oferta
As medidas chegaram a ser discutidas com representantes da Alta Cúpula do governo Lula. Pedro Lupion criticou a postura de petistas que defendem essa medida “descabida” e com único propósito de prejudicar o setor agropecuário brasileiro.
“Viemos em missão ao Parlamento Europeu, defender a produção ambientalmente sustentável e o grande potencial de alimentar o mundo que o Brasil tem, e vemos uma notícia como essa, de alas do PT, remando ‘contra a maré’ e trabalhando contrariamente ao desenvolvimento econômico dos brasileiros”.
A senadora Tereza Cristina rechaçou de imediato a proposta petista: “Meu Deus do céu, será que sempre vão continuar no caminho errado? Saiam da contramão, valorizem o agro brasileiro e todo o grande trabalho de segurança alimentar que nosso setor realiza.”
Medida em moldes semelhantes foi adotada pelo governo de Cristina Kirchner, na Argentina, e gerou locautes ruralistas, bloqueios de estradas, desabastecimento e aumento da inflação naquele país.
Europa
Lupion e Tereza Cristina representam a FPA em uma Missão no Parlamento Europeu e na FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – para mostrar que o Brasil é uma nação com responsabilidade social e ambiental em sua produção agropecuária.
Junto a representantes brasileiros nos organismos internacionais, integrantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e embaixadores, eles devem percorrer as cidades de Bruxelas, Roma e Paris, e trocar experiências também com autoridades locais.
“O objetivo dessa missão é mostrar que temos responsabilidade ambiental na alimentação das mais de 8 bilhões de bocas famintas no planeta, e nosso potencial para nos tornarmos o maior produtor mundial de alimentos”, afirmou Lupion.
FAEP
Lupion e Tereza participaram ainda, de forma remota, de Assembleia-Geral da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), realizada nesta segunda (27), em Curitiba. O encontro teve a presença de outros deputados federais e mais de 100 presidentes e/ou delegados de sindicatos rurais do estado.
O presidente da FPA alertou para os desafios que o setor tem pela frente, tanto no Paraná quanto em outros estados brasileiros.
“Um Plano Safra difícil de aceitar, um seguro agrícola que não existe, e a gente precisa, efetivamente, baixar os custos de produção. Felizmente, temos articulação e a reação da FPA em relação Às atitudes do governo federal, e uma atuação consistente da FAEP em conjunto conosco”, finalizou.