CURIOSIDADES 1m4j72

Raça de boi resistente ao frio vive na cidade mais gelada do mundo d3p1y

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

FOTO: MSN

Uma das raças mais raras de gado se destaca por resistir a temperaturas extremamente baixas. É o gado yakutiano, ou Sakha Yatki, que vive na Sibéria.

A raça tem menos de 1.000 cabeças registradas e a temperaturas que ficam na casa de -50°C no inverno na região da cidade mais gelada do planeta: Oymyakon, na Rússia.

Um brinde ao espumante brasileiro

Ano na Agricultura é marcado por novos programas que garantem renda

A história do gado yakutiano remonta aos povos indígenas Sakha, na região há cerca de 800 anos. Descendentes de um antigo tipo de gado turco-mongol, esses bovinos foram se adaptando ao gelo e se tornaram uma marca regional.

Em alguns lugares no mundo, o frio é permanente – mesmo quando o sol aparece – e, em certas épocas do ano, atinge patamares impressionantes. São lugares com invernos rigorosos e onde a neve e o gelo nunca somem.

As cidades de Oymyakon e Yakutsk , na Rússia, são as mais geladas (com habitantes) do planeta. Na primeira semana de maio de 2024, em plena primavera, a mínima chega a oito graus negativos. Então, quando chega o inverno, em dezembro, a coisa fica feia. As temperaturas vão a 50 graus negativos.

Oymyakon, no leste da Sibéria, registrou em 1924 a mais baixa temperatura numa área habitada: – 71,2ºC. A média no inverno é de -45ºC. E no restante do ano, a média fica em -14,2ºC.

Yakutsk é a maior cidade do mundo construída sobre um “permafrost” – solo típico do Ártico que fica permanentemente congelado. Tem 122 km², numa área remota, a 675 km de Verkhoyansk e 8.200 km da capital Moscou. Tem 282 mil habitantes.

Para ar viver num ambiente tão gélido, as pessoas precisam se cobrir totalmente para que partes do corpo não congelem. Até mesmo cabelos e cílios podem virar gelo. E as crianças só vão à escola se a temperatura estiver até -46,7°C. Mais frio que isso, as escolas fecham.

 

(Com MSN)

 

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4