AGRICULTURA 202h3b

Moringa chama a atenção de produtores 6c5u15

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: Canva

Cultura que se destaca pela versatilidade e potencial de adaptação ao clima da região, a moringa foi tema de encontro técnico realizado no dia 21/02, em Santa Rosa. O evento promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), contou com o apoio da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, Prefeitura e Unijuí, que sediou a troca de experiências.

A presença de especialistas renomados no tema atraiu a presença de agricultores e técnicos de diferentes pontos da região de Santa Rosa. Planta de rápido desenvolvimento e resistente a altas temperaturas, a moringa pode ter suas diferentes partes aproveitadas (folhas, vagens, sementes, raízes e folhas) seja na indústria farmacêutica, cosmética, alimentação humana, ração animal e tratamento de águas.

Trigo: cotações têm novos aumentos

Saiba como ar o Programa Desenrola Rural

Entre as possibilidades de uso que chamam a atenção estão a alta produção de massa verde para silagem animal e uso da planta em rações, informações destacadas durante o Encontro Técnico.

Entre as lideranças presentes estiveram a gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Jorge João Lunardi, e o secretário municipal da Agricultura de Santa Rosa, Gerson Kerkoff, que salientaram a importância da diversificação de culturas e da busca constante por conhecimento para qualificar as atividades no meio rural.

No conduzido por Arthur Begliomini e Rhayana Aline, referências nacionais e internacionais na cultura da moringa, diretores da Agromoringa e criadores do Canal Mestre da Moringa, vindos do Piauí, e por Luís Ricardi, pesquisador agrícola e diretor da Silare, do município gaúcho de Estrela, foram apresentadas experiências e conhecimento científico em relação ao cultivo da moringa e seu aproveitamento na alimentação animal e humana.

O público, de mais de 70 pessoas, também teve a oportunidade de interagir com o produtor Homero Pinto, que possui vasta experiência no cultivo da moringa e tem multiplicado mudas, sementes e conhecimento na região de Santa Rosa.

Na agropecuária, a moringa tem sido aproveitada na alimentação e na sanidade de bovinos, equinos, caprinos, aves e suínos, sendo que nas análises bromatológicas tem apresentado de 18 a 28% de proteína. Segundo a Agromoringa, que possui e acompanha lavouras em diferentes pontos do país, a produtividade tem variado de 50 a 300 toneladas por ha/ano. Além disso, a moringa é aliada no combate à desertificação e na produção de alimentos, na recuperação e fertilização de solos, na produção de biodiesel e no fornecimento de florada em áreas de produção de mel.

(Com Assessoria de Imprensa Emater/RS)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4