Boletim Climático 7222v
Pancadas de chuva e calor! b2o8
Na sexta-feira teremos poucas mudanças nas condições do tempo no Paraná. Segue um tanto abafado, com possibilidade de chuvas principalmente entre a tarde e à noite. Risco de tempestades também persiste, mas elas atuam de forma bem pontual e rápida (especialmente no interior do estado). Na faixa leste (RMC e praias) fica com muitas nuvens ao longo do dia. Faz muito calor no oeste e no noroeste paranaense.
Condições do Tempo
Teremos duas situações distintas no Paraná neste sábado. Entre os Campos Gerais, RMC e o litoral a possibilidade de chuvas é bem baixa, mas com variação de nuvens em vários períodos. Nos demais setores o tempo fica bem abafado, situação que favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade entre a tarde e noite. Indicativo de chuvas bem características de verão.
Paraná tem alerta para chuvas intensas
Chuva de dezembro diminui seca, aponta monitor nacional
Já Regiões do Rio Grande do Sul devem registrar temperaturas elevadas a partir de amanhã (22) até a próxima quarta-feira (26), com o calor se estendendo para Santa Catarina, o que pode configurar a terceira onda de calor do ano. O destaque é para o centro-oeste gaúcho, onde os termômetros devem atingir cerca de 40°C.
Para a faixa leste e norte do Rio Grande do Sul, incluindo áreas de Santa Catarina, foi emitido um aviso amarelo de perigo potencial para onda de calor, com início nesta segunda-feira (24) e previsão de duração até quarta-feira (26).
Esta poderá ser a terceira onda de calor no país desde o início de 2025. Em janeiro, a primeira onda de calor ocorreu entre os dias 17 e 23, enquanto a segunda aconteceu entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultraam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essa condição deve abranger uma área extensa.
Na segunda quinzena deste mês, havia previsão de onda de calor na região Sudeste do país, mas ela não se confirmou, pois as altas temperaturas registradas em São Paulo e Rio de Janeiro ocorreram apenas em áreas pontuais desses estados.
ASSISTA AQUI O VÍDEO DA PREVISÃO DE TEMPO
(Com Simepar, Inmet e Ronaldo Coutinho)30