Boletim Climático 7222v
Semana de perigo com calor, chuva forte e temporais 1l9g
A semana que se inicia será novamente de extremos na chuva e na temperatura no Brasil com situações de perigo à população por calor excessivo no Sudeste e episódios de chuva volumosa localizada e tempestades isoladas no Sul, Sudeste e no Nordeste do país.
Com isso, você pode ter certeza que verá muitas notícias relacionadas ao tempo nas mídias local e nacional na semana que começa com muitas reportagens sobre o calor e várias sobre temporais com chuva forte e vento. Conforme o prognóstico da MetSul, uma bolha de calor está instalada no momento no Sudeste do Brasil em padrão de bloqueio atmosférico que reduz a chuva na maioria da região e traz temperatura muito alta.
Com essa situação de bloqueio, o canal principal de umidade da América do Sul que nesta época do ano deveria estar orientado do Norte para o Sudeste do Brasil, está deslocado mais a Oeste pelo interior do continente.
Produtora desabafa e explica porque o café ficou caro
Paraná destina R$ 3,7 bilhões para maquinários e pavimentação de estradas rurais
Com isso, a umidade amazônica que em fevereiro deveria estar direcionada para estados do Sudeste do Brasil está avançando no sentido meridional e alcançando os estados do Sul, o Centro da Argentina e o Uruguai. O resultado é chuva mais frequente com acumulados localmente muito altos e ainda temporais diários na região que, isoladamente, são fortes a severos e acabam por produzir danos e transtornos.
Mais ao Norte do Brasil, a semana terá outro sistema meteorológico importante e que é comum nesta época do ano, conhecido como Zona de Convergência Intertropical, ou ZCIT na sigla usada por nós meteorologistas. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma faixa de baixa pressão próxima ao equador, onde os ventos alísios convergem, favorecendo a formação de nuvens e intensas chuvas tropicais.
CALOR NO SUDESTE E PERIGOSO NO RIO DE JANEIRO
Com um padrão de bloqueio atmosférico atípico para fevereiro, que vai continuar, grande parte do Sudeste terá uma semana muito quente e de tardes escaldantes em centenas de cidades com temperaturas altas a excessivamente altas nos quatro estados da região. A semana inteira no Rio de Janeiro, o estado que será mais castigado por calor extremo, terá temperaturas muito altas. Serão vários dias com temperaturas próximas ou acima dos 40ºC, dando prosseguimento ao longo período quente que o estado enfrenta.
Os dados indicam que os piores dias de calor seriam esta segunda e a terça, porém, em particular, a terça com máximas em pontos do estado do Rio de Janeiro de 41ºC a 44ºC e índices de sensação térmica (índice de calor) muito superiores pela umidade em patamares insalubres.
São níveis perigosos de calor ao ser humano. Estudo da Secretaria da Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro revela que altas temperaturas na cidade aumentam a mortalidade, especialmente entre idosos e pessoas com doenças crônicas. Níveis extremos de calor elevam significativamente os riscos à saúde e períodos prolongados de calor intenso chegam a dobrar o risco de morte entre mais vulneráveis, especialmente idosos.
SÃO PAULO TERÁ FORTES TEMPORAIS ISOLADOS
O que se viu na última semana vai se repetir na que começa em São Paulo. O estado vai ter mais uma semana com dias de calor, que será mais intenso no interior e no litoral, onde em algumas cidades as máximas am de 35ºC e mesmo se aproximam de 40ºC na costa. Com o canal de umidade principal direcionado mais para o Oeste, o território paulista, que é o mais a Oeste no Sudeste do Brasil, estará mais próximo do corredor de ar úmido que vem da Amazônia.
Como consequência, a interação do ar quente no Sudeste com a umidade vai favorecer episódios localizados de chuva e temporais no decorrer da semana, em horas da tarde para a noite. São ocorrências isoladas e pontuais, mas onde se dão podem despejar quantidade enorme de chuva em curto período com alagamentos e inundações, além de trazer muitos raios e vento forte com ocasional granizo.
CHUVA LOCALMENTE FORTE E TEMPORAIS ISOLADOS NO SUL
Cenário parecido com o de São Paulo é esperado no Sul do Brasil com episódios de chuva forte a intensa localizados e temporais isolados com raios, vento e granizo no decorrer da semana.
Com o canal de umidade orientado para a Região Sul, a atmosfera vai seguir bastante instável com calor, altos índices de instabilidade e de água precipitável, favorecendo chuva frequente, porém irregular, e temporais isolados. Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva do modelo Icon dia a dia da semana entre esta segunda e o sábado na Região Sul em que se observa como a chuva será frequente na região, com altos volumes localizados por temporais.
No Rio Grande do Sul, os dias de maior instabilidade são previstos entre hoje e terça. Hoje, ar muito quente favorecerá temporais isolados com chuva localmente intensa e vendavais isolados da tarde para a noite. Entre esta segunda e a terça, uma frente fria avança pelo estado, com chuva volumosa em diversas cidades e tempestades isoladas. A instabilidade cede no decorrer da terça e dá início a um curto período mais firme no Rio Grande do Sul, mas as pancadas que seguirão em Santa Catarina e no Paraná retornam no final da semana.
CHUVA VOLUMOSA MAIS AO NORTE DO BRASIL
A semana que se inicia tem risco de chuva volumosa e localmente excessiva em áreas entre o Norte do Brasil e a Região Nordeste, por influência da chamada Zona de Convergência Intertropical.
Os dados indicam que o maior risco de chuva volumosa se dará numa faixa, sobretudo perto da costa, no Norte do Pará, Norte do Piauí, Norte do Ceará e no Rio Grande do Norte, mas pode ocorrer chuva localmente forte a intensa em pontos do interior destes estados e ainda em setores da costa entre Paraíba e Pernambuco. Portanto, cidades como Natal, Fortaleza e São Luis devem estar atentas ao risco de que se registrem períodos de chuva forte a intensa no decorrer da semana, com alagamentos e transtornos.
COMO TER O AOS MAPAS
Todos os mapas de chuva deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial, podem ser consultados pelo nosso (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
Assista à previsão do tempo completa clicando aqui
Com Metsul