MERCADO 1n2s2
Arroz: média cai para a menor dos últimos 19 meses 67286m
Em fevereiro, o Indicador do arroz em casca CEPEA/IRGA-RS (Rio Grande do Sul, 58% de grãos inteiros e pagamento à vista) acumulou recuo de 10,6%, com média de R$ 95,70/sc de 50 kg, 4% inferior à de janeiro e expressivos 15,2% menor que a de fevereiro/24.
Segundo levantamentos do Cepea, os valores estão nos menores patamares nominais desde agosto/23.
Entidades paranaenses encaminham proposta para o Plano Safra
Pesquisadores do Cepea explicam que compradores seguem sinalizando dificuldades de ree de preços ao atacado e varejo, assim como aguardando cotações menores com a entrada mais efetiva da nova safra.
Do lado vendedor, ainda conforme o Centro de Pesquisas, apesar da baixa disponibilidade de produto, a necessidade de caixa para custeio das atividades, liquidação de estoques e o receio de novas desvalorizações fizeram com que parte dos agentes cedesse aos pedidos de compradores por preços inferiores e/ou alongamento de prazos de pagamento.
TRIGO: PREÇOS RETOMAM NÍVEIS DE SETEMBRO/24
Os preços do trigo em grão seguiram avançando em fevereiro. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem da baixa disponibilidade interna de produto de qualidade.
Na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea, as médias de fevereiro voltaram aos patamares de setembro/24.
Apenas alguns vendedores se mostraram interessados em liquidar parte dos estoques ao longo do mês, enquanto a maioria se manteve afastada do mercado, à espera de novas valorizações.
Do lado comprador, muitos demandantes estiveram ativos em fevereiro, em busca de lotes de melhor qualidade, e outros seguiram focados nas importações, ainda conforme o Centro de Pesquisas.
(Com Cepea)