APICULTURA 5v135j

Emater mostra em Feira a importância das abelhas na produção de alimentos 4x714i

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST

Alertar para a importância das abelhas na preservação e perpetuação das espécies cultivadas e nativas do Rio Grande do Sul. Com esse objetivo, a Emater/RS-Ascar apresenta, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, os temas da Apicultura e da Meliponicultura, com destaque para a criação e manejo de algumas espécies de Abelhas Nativas Sem Ferrão (ASF), de ocorrência natural no Rio Grande do Sul, através da exposição de enxames e de equipamentos.

Durante a Expodireto Cotrijal, que iniciou nesta segunda (10/03) e segue até sexta-feira (14/03), o espaço da Apicultura e Meliponicultura expõe e oferece para degustação dez tipos de méis de Apis e Meliponídeos e distribui pequenas quantidades de sementes para formação de pastagens apícolas. Também será demonstrada, de forma didática, a confecção de iscas para captura de meliponídeos, com exposição de enxames de Mandaçaia, Manduri, Mandaguari, Tubuna, Canudo, Mirim Emerina, Mirim Mosquito e Jataí, e visualização do trabalho de diversas espécies de ASF através de colmeias didáticas.

Multinacional irá produzir biogás a partir da citricultura30

De acordo com o coordenador da parcela, o extensionista da Emater/RS-Ascar de Carazinho, Renato Reni Serafini, está sendo mostrada e discutida com o público visitante a importância das abelhas para a reprodução das plantas e a polinização, apresentadas as formas e o conteúdo do manejo das abelhas e, através da distribuição de materiais e exposição de equipamentos, demonstrado o manejo com as abelhas, incluindo a sequência de beneficiamento do mel em Apis melífera, e de preparados (rações) para alimentação suplementar de abelhas.

“Estamos explicando sobre o manejo das abelhas, os cuidados com o meio ambiente, os riscos do uso indiscriminado de veneno na agricultura, que podem prejudicar a criação destes insetos, e a importância das abelhas na polinização de plantas de elevado valor econômico na agricultura, de florestas, de frutíferas e das matas nativas”, ressalta Serafini, ao propor aos visitantes o esclarecimento de dúvidas e trocas de experiências.

Durante a Expodireto, são parceiras da Emater/RS-Ascar a Empresa Agronatur, que empresta materiais e equipamentos para Apicultura, e a União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi), através de seus associados, apicultores e meliponicultores, na apresentação dos trabalhos e orientações.

(Com Emater/RS-Ascar)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4