AGRICULTURA 202h3b

Estado deve colher mais de 800 mil toneladas de soja 2t3k2d

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Planalto Norte de SC conta com mais de 165 mil hectares cultivados e produtividade média estimada em 81 sacas por hectare, variando de 52 a 105 sc/ha (Foto: Divulgação Sicoob)

A safra de soja 2024/2025 no Planalto Norte catarinense deve alcançar cerca de 806 mil toneladas, com mais de 165 mil hectares cultivados e produtividade média estimada em 81 sc/ha, variando de 52 a 105 sc/ha. O dado faz parte do levantamento do Giro da Safra, iniciativa realizada pelo Sicoob Central SC/RS e a Epagri, que percorreu 50 lavouras da região para avaliar o desenvolvimento da cultura.

O projeto visitou propriedades em Mafra, Canoinhas, Itaiópolis, Irineópolis, Papanduva, Major Vieira, Rio Negrinho e Porto União, coletando dados para aferir as informações de monitoramento da safra estadual. O município de Mafra lidera a produção na região com mais de 34 mil hectares e 122.717 toneladas, seguida de Canoinhas com 28.500 hectares plantados e produção de quase 107 mil toneladas do grão. Segundo a Epagri, a primeira safra do grão no estado teve um aumento de 2,6% na área plantada, 9,7% na produtividade média e um aumento de 12,6% na quantidade produzida.

Adapar encontra responsável pela virose que afeta lavouras de tomate

Na manhã de quinta-feira, 20, em Mafra, o extensionista da Epagri de Itaiópolis, Johnny Fusinato Franzon, apresentou os resultados parciais das análises realizadas no decorrer do Giro para agricultores, lideranças do setor e técnicos envolvidos no projeto. O evento, com mais de 500 convidados, contou ainda com a palestra do agricultor e influencer digital Laercio Dalla Vecchia e do pesquisador da Epagrim Leandro Wildner.

Informações de qualidade 3i5h67

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, comemora o sucesso do Giro Safra. Para ele, a iniciativa demonstrou a grande capacidade de cooperação entre o setor público e privado, através da parceria entre a Epagri, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, o Sicoob, as cooperativas de produção e instituições de ensino. “Essa sintonia tem sido fundamental para fortalecer o agronegócio em Santa Catarina. Neste caso, conseguimos levantar informações sobre a real estimativa da safra de soja para o Planalto Norte Catarinense. Com essas informações, ajustamos o sistema de monitoramento da safra do estado, criando um plano de produção mais preciso para toda a região”, diz ele.

O coordenador de Estratégia de Negócios Agro do Sicoob Central SC/RS, Paulo Vitor Sangaletti, destaca a importância da presença da instituição financeira no campo para entender as necessidades dos produtores. “O Giro da Safra já se consolidou como um projeto de sucesso, pois permite dialogar diretamente com os agricultores e oferecer soluções financeiras alinhadas às demandas do setor. Para o Sicoob, estar próximo do produtor é essencial para desenvolver produtos e serviços que impulsionem o agronegócio”, afirma.

A gerente do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa), Edilene Steinwandter, comenta que a principal ênfase do Giro da Safra é levar ao agricultor os dados mais relevantes sobre a cadeia produtiva da soja, pois é o principal grão produzido no estado. “Através das informações que coletamos no campo, conseguimos levar à agricultura catarinense informações com mais qualidade e em tempo ágil, antes mesmo da colheita da soja”, explica.

Produção de soja em Santa Catarina cresceu 93% nos últimos 12 anos 3sy1d

De acordo com dados do Observatório Agro Catarinense, ao longo dos últimos 12 anos, Santa Catarina aumentou em 93% a produção da soja e 60,5% a área plantada.

Conforme o engenheiro agrônomo João Alves, analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, esta elevação se deve pela valorização do grão no mercado internacional. “A maior estabilidade de preços frente a outras commodities é um aspecto que tem motivado os produtores a ampliarem suas áreas de plantio”, explica Alves.

Nos últimos 12 anos, Santa Catarina aumentou em 60,5% a área plantada de soja (Foto: Divulgação/Sicoob)

Para o secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, ir Dalla Cort, a soja é um dos símbolos da força do agronegócio de Santa Catarina. “Junto com empresas vinculadas trabalhamos para que os produtores estejam sempre amparados com informações e com os programas que garantam a eficiência e qualidade da produção”, enfatiza.

(Com Epagri)

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Mais Notícias 1s26r