AGRONEGÓCIO 2n4z1s

Incubadoras do agro têm crescimento de 224% 1j6j3b

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Freepik

O agronegócio brasileiro registrou avanços significativos em inovação, conforme aponta o Radar Agtech Brasil 2024, estudo conduzido pela Embrapa, Homo Ludens e SP Ventures. Destaque para o crescimento dos ambientes de inovação: as incubadoras aumentaram 224%, aceleradoras de startups cresceram 90%, hubs 29% e parques tecnológicos 25%. Ao todo, foram mapeados 451 centros de inovação.

Além disso, a edição ampliou o escopo de análise, incluindo pela primeira vez dados sobre investidores no setor, como fundos de venture capital e corporate ventures. Esse movimento reflete o amadurecimento do ecossistema de inovação, que vem conectando startups, produtores rurais e investidores para promover eficiência, sustentabilidade e competitividade na cadeia agroalimentar.

Pesquisadores conhecem projetos de agricultura sustentável

Desde 2019, o número de agtechs no Brasil cresceu 75%, ando de 1.125 para 1.972 empresas em 2024. Essas startups são classificadas em três categorias: “Antes da fazenda” (18,6%), focadas em crédito e insumos; “Dentro da fazenda” (41,5%), com soluções para automação e gestão rural; e “Depois da fazenda”, voltadas à logística e comercialização.

Outro dado relevante é a descentralização gradual dos ambientes de inovação pelo Brasil. O Sudeste ainda lidera com 36,8%, concentrando-se especialmente em São Paulo (43,5%), mas regiões como Sul (31%), Nordeste (17,5%) e Norte (5%) vêm ganhando força.

O estudo também destaca tendências como a internacionalização das agtechs, inovação sustentável com bioinsumos e práticas regenerativas, e adaptação às mudanças climáticas. A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, reforça que a integração entre pesquisa, startups e produtores é essencial para enfrentar os desafios climáticos e impulsionar o agro digital e globalmente conectado.

(Com Embrapa)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4