AVICULTURA 2h2f5j
Por que o ovo está mais caro? 51455e
O ovo é uma das proteínas mais populares da mesa do brasileiro. E é inegável que o preço subiu fazendo com que os consumidores sentissem a diferença no bolso.
O Governo Federal se vê pressionado pela opinião pública, que quer comida barata, e também pelo setor produtivo, que se vê refém dos sistemas econômico e fiscal vigentes no País.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva culpou os “atravessadores” pela alta nos preços do ovo no país, quando na verdade há uma série de fatores que influenciam nesse mercado.
Tem o calor que reduz a produtividade, tem as exportações e a alta temporada de consumo. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a alta no preço do ovo é uma “situação sazonal, comum ao período pré e durante a quaresma [período em que algumas comunidades cristãs se preparam para a Páscoa]”, quando as famílias costumam substituir o consumo de carnes vermelhas por ovos.
A associação ainda cita aumento nos custos de produção, como o preço do milho e das embalagens, e as “temperaturas em níveis históricos”, que impactam na produtividade das aves.
Para a entidade, o mercado deverá se normalizar até o final do período da quaresma, com o restabelecimento dos patamares de consumo das diversas proteínas. A ABPA lembrou que, embora em alta, as exportações de ovos têm efeito praticamente nulo sobre a oferta interna, já que representam menos de 1% das 59 bilhões de unidades que deverão ser produzidas este ano.