AGRICULTURA 202h3b
Região se destaca nos índices de produtividade de feijão 5dz2y
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta uma safra de feijão positiva para 2024/25, com 3,3 milhões de toneladas previstas em todo o Brasil. Santa Catarina, oitavo maior produtor do país, apresenta resultados promissores, tendo colhido 76% da lavoura e registrado aumento de 13,16% na produtividade.
O Oeste catarinense lidera nos índices de produtividade, com 2.114 quilos por hectare, superando outras regiões do estado.
Produtores seguem firmes e preços do feijão continuam em alta
Um dos principais fatores para o bom desempenho foi o clima favorável, com chuvas regulares e calor durante o verão. Segundo Sydney Kavalco, pesquisador da Epagri/Cepaf, essas condições foram ideais para o cultivo, aliadas à fertilidade do solo e uso de adubação orgânica, amplamente aplicada no Oeste devido à presença de suínos, aves e bovinos.
A Epagri também destacou o papel do melhoramento genético na produção de feijão. Pesquisas na área têm gerado cultivares mais resistentes e produtivas, como o feijão-preto SCS208 Cronos, recentemente lançado. O foco do programa inclui resistência a doenças, pragas e adaptabilidade ao cultivo mecanizado.
Angelita Bortoli, agricultora de Xanxerê, relata que as mudanças no manejo, incluindo técnicas sustentáveis e uso de biofertilizantes, contribuíram para a alta produtividade em sua propriedade, onde alcançou 53 sacas por hectare. Apesar dos avanços, a agricultora enfatiza a busca por uma produção sustentável e nutritiva.
A expectativa para os próximos cultivares de feijão desenvolvidos pela Epagri é alta, com lançamento previsto após a conclusão do processo de licitação e proteção de marca.
(Com Epagri)