AGRICULTURA 202h3b

Troca-troca de milho e sorgo: propriedades registram alta produtividade nas lavouras 1o704n

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Assessoria Comunicação/Emater/RS

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Emater/RS-Ascar realizaram um Dia de Campo em Santo Expedito do Sul, no nordeste do Rio Grande do Sul, para avaliar o desempenho de lavouras de milho que utilizam sementes do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo.

As variedades testadas demonstraram alta produtividade, superando 200 sacas por hectare em algumas áreas. O evento ocorreu na propriedade do produtor Édio Remonatto, uma das 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) do programa no estado, e reuniu 140 produtores.

Na edição 2024/2025, o Estado investiu R$ 54 milhões, beneficiando cerca de 30 mil produtores. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, o Troca-Troca é uma política pública tradicional do estado, focada na geração de renda para agricultores familiares. “Queremos ampliar as vantagens para os produtores no próximo ano”, afirmou.

O coordenador do Programa Troca-Troca de Sementes, Vicenti Ney, afirma que o resultado evidencia a qualidade dos grupos de sementes ofertados pela política pública. “Conseguimos, a partir dessa atividade, mostrar na prática a eficiência das variedades, fortalecendo a credibilidade do Troca entre os produtores”, disse.

Durante o Dia de Campo, foram apresentados híbridos de milho dos grupos 2 (convencional), 3 (transgênico com resistência a herbicida), 4 (transgênico com resistência a herbicida e tolerância a lagarta) e 5 (transgênico com resistência a herbicida, tolerância a lagarta e tratamento industrial para controle de pragas). Os participantes também tiveram o a estações temáticas sobre avaliação de solos, bioestimulantes, manejo da cigarrinha e componentes de rendimento.

Alencar Rugeri, assistente técnico da Emater/RS-Ascar, ressaltou que as URTs e os Dias de Campo têm o objetivo de disseminar informações e resultados aos produtores. “Essas iniciativas ajudam o agricultor a tomar decisões mais assertivas para o plantio”, explicou.

Mais de 200 sacas por hectare

Pela manhã, equipes da SDR e da Emater/RS também analisaram áreas do produtor rural Valdoir Pedro Consorte, na Linha Saracura. As medições observaram quesitos como a determinação da população “utilizada no plantio”, medição entre linhas da área e verificação das espigas de milho em cada parcela, observando a massa de grãos e os teores de umidade e impureza. As áreas analisadas para a atividade também registraram produtividade superior a 200 sacas por hectare.

Modernização para a safra 2025/2026

Para a próxima edição, a SDR e a Emater/RS-Ascar planejam ajustes no programa, visando atender demandas dos produtores e enfrentar adversidades climáticas. As mudanças incluem regras mais claras e ampliação dos benefícios, mantendo a qualidade e os resultados positivos da safra 2024/2025.

O Troca-Troca

Criado em 1988, o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo disponibiliza sementes de milho (convencionais e transgênicas) e sorgo para agricultores familiares, destinadas à produção de grãos ou silagem.

O objetivo é impulsionar a produção de milho, essencial para a cadeia produtiva de proteína animal e leiteira. Na edição atual, participaram 367 municípios e mais de 460 entidades públicas e privadas.

O Dia de Campo foi promovido pela SDR, Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santo Expedito do Sul e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, com apoio de empresas como Sicredi, Biomatrix, LG Sementes, Bioagreen, KWS e Forming Solutions.

(Com Guilherme Granez/Assessoria de Comunicação)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo s1k6

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um dos grupos! 39594s

Mais Lidas 4o1w2x

Notícias Relacionadas 83r4